Presidente da OAB denuncia que ataques dos EUA “violam a autonomia de instituições brasileiras”

Presidente da OAB, Beto Simonetti (Foto: Antonio Augusto - STF)

Beto Simonetti afirma que “é urgente reafirmar a soberania do país”. “A soberania de um país se mede pela força de suas instituições”

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, denunciou que as sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra o Brasil “ferem direitos e violam a autonomia de instituições brasileiras”.

Simonetti discursou na posse do ministro Edson Fachin na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta segunda-feira (29). Segundo ele, “é urgente reafirmar a soberania do país”.

“A soberania de um país se mede pela força de suas instituições. E nenhuma instituição é forte se a democracia estiver em risco. Não há soberania sem democracia”, continuou.

O representante da advocacia avalia que o momento atual “exige firmeza institucional e serenidade no exercício do poder”.

Beto Simonetti ainda elogiou o ministro Alexandre de Moraes, que se tornou vice-presidente do STF, pela condução que teve do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no pleito de 2022, “um dos momentos mais difíceis da história recente” por conta dos “ataques contra a democracia e contra a verdade”.

O presidente da OAB falou que a advocacia está sendo ouvida, como demonstração de diálogo institucional. “É importante que o Brasil ouça: nossos pleitos têm sido ouvidos. Nem sempre na extensão por nós almejada, mas isso não nos desencoraja. Ao contrário, nos impulsiona, porque em cada avanço possível há um sinal de que o diálogo institucional é vivo, é eficaz”, comentou.

O discurso foi feito em um momento em que as defesas dos golpistas condenados pelo STF, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegam que foram cerceadas e que seus clientes foram perseguidos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *