Manifestantes se reuniram na sexta-feira (24), para vaiar o presidente romeno, Nicursor Dan, por sua submissão à continuidade da guerra sustentada pelos EUA e apoio ao regime neonazi na Ucrânia.
Em frente ao Teatro Nacional romeno, na cidade de Iasi, o presidente do país estava atendendo a uma cerimônia de aniversário da Universidade ‘Alexandru Ioan Cuza’, quando dezenas de manifestantes resolveram demonstrar seu repúdio através de uma sonora vaia e palavras de ordem – “vergonha!”, “vá para a Ucrânia!”, “traidor!”.
De acordo com a emissora local Digi24, a manifestação continuou até depois do evento e forçou o presidente romeno a deixar o prédio.
Nas últimas eleições presidenciais na Romênia, a vitória do candidato independente, Calin Georgescu, crítico da OTAN e do envio de armamento para a Ucrânia, foi anulada arbitrariamente. Ele também foi impedido de se candidatar nas eleições subsequentes e agora é acusado de “tentativa de golpe de Estado”. A anulação das eleições e a cassação da candidatura de Georgescu provocaram protestos na Romênia.











