O presidente do Cidadania23, Roberto Freire, afirmou que a frente em defesa da democracia está crescendo e comemorou a reunião com vários partidos realizada na quarta-feira (27).
Ele declarou que o momento “exige das oposições e das forças democráticas diálogo rápido e objetivo, que reafirme o primado das liberdades e da democracia”.
“A escalada golpista está acelerada e precisa ser contida”, afirmou.
Na quarta-feira (27), o Cidadania23 participou de uma reunião com o PCdoB, PDT, PSB, PSOL, PT e Rede para discutir as ações contra as ameaças autoritárias de Bolsonaro.
Ele garantiu que o Cidadania23 vai trabalhar para construir e ampliar esse campo democrático, que não pode ser dividido por ideologias e posturas hegemonistas.
“Essa frente de oposição já se encontra presente também em outras forças políticas do campo democrático, formadas por setores liberais e de direita, inclusive dissidentes do bolsonarismo”, disse.
Para Freire, “se durante a ditadura militar tivemos tempo para construir um grande campo de oposição, ao final vitorioso com a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral e, posteriormente, com a Constituição de 1988, no atual momento histórico, esse tempo é escasso”.
Roberto Freire ainda defendeu “a ação do Supremo Tribunal Federal contra a indústria das fakes news, colocada a favor da manipulação e da construção de narrativas antidemocráticas e golpistas”.
A internet e as redes sociais “não podem ser terreno de domínio de milícias e criminosos”.