Ele apontou “a quantidade de fake news e o surgimento de candidatos que não têm compromisso a não ser inventar histórias”. Lula desejou sorte aos candidatos apoiados por seu partido
O presidente Lula votou na manhã deste domingo (6) na Escola Estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Na coletiva à imprensa, o presidente defendeu a democracia, falou sobre a expectativa para os resultados do primeiro turno, e a importância de se combater fake news.
“Dia muito especial para a democracia brasileira. Eleição sempre é um momento especial pro povo se manifestar. Muitas vezes a gente erra, acerta. Importante que a eleição dá oportunidade de corrigir o erro a cada dois anos. Votamos e podemos corrigir”. Lula estava acompanhado de candidatos à prefeito das cidades de São Bernardo, Diadema, Mauá e Santo André, além da esposa Janja e dos ministros Alexandre Padilha e Luiz Marinho.
EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA
“Quando venho votar é um exercício da democracia. Minha votação quero que simbolize a possibilidade que temos de escolher o melhor. Importante conhecer a biografia das pessoas, o que fez ontem, fez a vida inteira. Temos história em São Bernardo, Mauá, Santo André, São Paulo. Temos um conjunto que demonstramos a biografia. É com essa fé que escolhi o vereador, prefeito. Não podemos permitir que o povo vote desinformado”, destacou Lula.
O presidente desejou sorte a todos os candidatos e destacou que cabe ao governante ‘cuidar do povo’. “Que seja uma eleição que dê resultado para os eleitores que não precisam ser governados, mas cuidados. Boa sorte para todos os candidatos e candidatas”, defendeu.
O presidente comentou o surgimento de candidatos que não respeitam a democracia e dissemina mentiras. “Agora tem a quantidade de fake news, surgimento de candidatos que não têm compromisso a não ser inventar histórias”, afirmou. O presidente pediu de presente de aniversário o voto nos candidatos apoiados pelo partido. “Eu tenho dois aniversários. Legalmente eu sou nascido dia 6 de outubro, mas minha mãe fala que nasci dia 27. Quero falar pra vocês que se quiserem dar meu presente dando meus candidatos no primeiro turno. Senão, me dê no segundo turno”, brincou.
REGULAMENTAÇÃO DE JOGOS
Antes de deixar o colégio, Lula comentou rapidamente também sobre a regulamentação dos jogos de azar que, segundo ele, deve estar pronta nos próximos dias. “Semana que vem deve estar totalmente pronta, vamos ver o resultado”, disse.
“Nós estamos fazendo uma regulação, ainda no mês de outubro temos certeza que vamos tirar pelo menos dois mil sites de aposta nesse país e depois vamos saber o que a regulamentação vai garantir de benefício e de certeza que a coisa está sendo feita com seriedade. Senão der resultado, quero dizer para vocês que não terei nenhuma dúvida de acabar definitivamente com isso”, prosseguiu.
“Você não pode nunca evitar que o povo brasileiro aposte. Este país é proibido briga de galo, e você sabe que tem briga de galo. Esse país é proibido jogo do bicho e todo mundo sabe que de manhã vai comprar pão e faz uma fezinha até no papel do pão. Eu não quero impedir o povo de fazer aposta, porque no mundo inteiro o povo gosta de apostar. O que eu não posso é permitir as apostas se transformem em uma doença, em um vício. (…) Isso é uma doença e nós temos que tratar também no aspecto da saúde”, acrescentou Lula.
BOULOS VOTA NA ZONA SUL DA CAPITAL
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol), candidato à Prefeitura de São Paulo, votou na manhã deste domingo (6), no primeiro turno das eleições municipais. Boulos chegou ao seu local de votação, o Centro Educacional Unificado (CEU) Hermes Ferreira de Souza, na região do Campo Limpo, Zona Sul da capital, por volta das 9h20, acompanhado de sua vice na chapa, Marta Suplicy (PT), sua esposa Natalia Szermeta, e suas filhas. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também estava presente, reforçando o apoio da base aliada ao candidato.