O presidente Lula afirmou que a “América do Sul não está precisando de confusão” e que espera “bom senso” da Venezuela e da Guiana para resolver a questão de Essequibo.
“O mundo e a América do Sul não está precisando de confusão. Se tem uma coisa de que precisamos para crescer e melhorar a vida do nosso povo é da gente baixar o facho e trabalhar com muita disposição, e não ficar pensando em briga”, declarou o presidente.
Lula falou com a imprensa em Dubai, onde participou da Cúpula do Clima da ONU (COP28). Em seguida, embarcou para a Alemanha.
A disputa entre a Venezuela e a Guiana envolvendo o território chamado Essequibo existe há décadas, mas a descoberta e a exploração de petróleo no local fizeram elevar as tensões.
“Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lado da Guiana”, disse Lula.
Neste domingo (3), os venezuelanos votam em um referendo sobre a região de Essequibo e sua incorporação à Venezuela.
Já Guiana pede ajuda militar estrangeira, especialmente dos Estados Unidos, abrindo a possibilidade de que eles instalem bases militares.
Questionado por jornalistas se tinha “medo” de uma guerra entre a Venezuela e a Guiana, Lula respondeu: “Quem é que não tem medo de guerra? Toda vez que eu vejo uma coisa daquelas explodindo na Faixa de Gaza eu fico imaginando como se fosse na minha cabeça”.