O presidente Lula se reuniu com o novo comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, e lhe desejou “um bom trabalho”. O ministro da Defesa, José Múcio, também participou do encontro.
Um registro da conversa entre Lula e Paiva foi publicado pelo presidente em suas redes sociais. Na foto, Lula e o general Tomás Ribeiro Paiva estão se cumprimentando e sorrindo, com uma bandeira do Brasil ao fundo.
“Hoje, junto com o ministro da Defesa, José Múcio, conversei com o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o novo comandante do Exército. Desejo um bom trabalho ao general”, escreveu Lula.
Ribeiro Paiva, que era o comandante militar do Sudeste, foi indicado para o Comando do Exército depois da exoneração do general Júlio César de Arruda, confirmada no sábado (21).
Na quarta-feira (16), o general Tomás Ribeiro Paiva fez um discursos para sua tropa denunciando um “terremoto” na política que “está tentando matar a nossa coesão, hierarquia, está tentando matar a nossa hierarquia disciplinar e matar o nosso profissionalismo”.
Ele disse que o militar da ativa “pode ter” opinião política, “mas não pode manifestar”.
“Ser militar é ser profissional, respeitar a hierarquia e a disciplina. É ser coeso, íntegro, ter espírito de corpo e defender a pátria. É ser uma instituição de Estado, apolítica e apartidária”, continuou.
Tomás Miguel Ribeiro Paiva tem 62 anos e era o comandante militar do sudeste desde 2021, sendo membro do Alto Comando do Exército desde 2019. Paiva entrou no Exército em 1975 através da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP).
O general já foi comandante do Batalhão da Guarda Presidencial e ajudante de ordens da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso. Tomás Ribeiro Paiva também teve atuação na missão do Exército no Haiti, liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).