Grupo de parlamentares pediu o afastamento do preso há tempos. Roberto Jefferson vinha trabalhando para atrair Bolsonaro para o PTB
Desde que o aliado de Bolsonaro, o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, voltou para a cadeia no dia 13 de agosto, onde já havia passado um longo tempo, condenado por corrupção, um grupo de deputados já vinha pressionando pelo seu afastamento da direção da legenda. O afastamento finalmente se deu neste fim de semana.
A nova prisão de Jefferson ocorreu por ordem de Alexandre de Moraes, do STF, depois que o ex-deputado ameaçou integrantes da Corte e passou a pregar a violência e a volta da ditadura no país. Roberto Jefferson é investigado pelo envolvimento com milícias digitais que atuaram nos atos antidemocráticos. Ele vinha trabalhando intensamente para atrair Bolsonaro para o partido.
Em carta enviada aos membros da executiva do partido, Jefferson informa a decisão de se afastar e diz que a decisão perdurará durante o período em que estiver preso. A carta de dez páginas foi escrita à mão e transcrita em um documento digital, encaminhado aos membros da cúpula do partido.
Graciela Nienov assume o posto de presidente interina enquanto Jefferson continuar preso ou até que seja eleito um substituto na Convenção Nacional. Ela já era presidente em exercício por ser a vice de Jefferson. A atividades administrativas do dia a dia do partido não estavam sendo encaminhadas em razão da prisão de Jefferson.
Alçada ao comando do partido, Graciela Nienov não é unanimidade, assim como o padrinho político que a escolheu para o cargo. A própria filha de Roberto Jefferson, Cristiane Brasil, comentou a notícia em sua conta do Twitter dizendo “agora, sim, ela sentou na cadeira da presidência. Hoje, com certeza terá festa regada a champanhe e camarões”.
O próprio Jefferson reconhece que sua liderança no PTB vem se enfraquecendo após sua prisão. “Formou-se um grupo conspiratório, após minha prisão, que sendo minoria sem peso na Convenção ou Diretório, tentou levar para o judiciário pretensões que não resistem ao mínimo enfrentamento no Partido, foro adequado para essa querela”, disse ele.