
A morte precoce da cantora Preta Gil, no domingo (20), aos 50 anos, vítima de um câncer de intestino, inundou as redes de mensagens de condolências e manifestações de carinho de artistas, personalidades e autoridades.
O pai da artista, Gilberto Gil, e a família, que estão nos Estados Unidos tratando do traslado do corpo para o Brasil, agradeceram por meio de uma nota informando que pelos trâmites para a repatriação, ainda não há previsão sobre o velório e enterro.
“Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, diz a mensagem.
Filha de Gil com Sandra Gadelha, Preta atuou como cantora, atriz e empresária, e durante muitos anos comandou um bloco de carnaval que arrastava multidões no carnaval do Rio de Janeiro, ou onde se apresentasse.
Em abril, já em estado crítico da doença, Preta fez sua última aparição em público, quando subiu ao palco do estádio Allianz Parque, em São Paulo, onde Gilberto Gil se apresentava em sua turnê “Tempo Rei”. O momento foi carregado de emoção, levando pai, filha, e a mãe, que estava na plateia, às lágrimas enquanto entoavam a canção “Drão”, escrita para Glória.
No domingo, o presidente Lula se manifestou sobre a morte da artista: “Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento. Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta”, escreveu Lula.
O presidente também informou que assim que soube da “triste notícia”, ligou para “o companheiro Gilberto Gil e para Flora (madrasta de Preta) para confortá-los nesse momento de dor”.
“À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam”, escreveu o presidente.
A primeira-dama, Janja Silva, também lamentou em suas redes, afirmando que “a partida de Preta torna o mundo mais silencioso, menos iluminado”.
“Sua gargalhada e seu brilho no olhar já fazem uma imensa falta. Sua coragem e sua voz abriram caminhos para que muitas mulheres e meninas se amassem e tivessem orgulho de ser quem são. O Brasil inteiro se mobilizou em amor e orações pela sua recuperação. E como foi lindo ver essa mobilização. Sinônimo de alegria, força e autenticidade, Preta encarou cada dia da vida com sorriso largo, doando e recebendo muito amor. E é isso que ela deixa: amor! Amor pela vida, pela família, pelos amigos”, publicou Janja.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, conta que conheceu Preta na adolescência. “De alguma forma lhe vi crescer e vi você se transformar numa das artistas de personalidade mais amada, inspiradora , mais autêntica do nosso país. Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papa na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas”, disse.
“Minha maior grande perda! Minha eterna inspiração e alegria”, escreveu a irmã, apresentadora e chef, Bela Gil.
Outra amiga que se manifestou com muita emoção foi a cantora Ivete Sangalo: “Meu amor. Que caminhada hein! Eu nem sei o que escrever pra você, porque meu coração tá tão pequenininho. Mas quero lhe dizer que bom que a gente se encontrou por aqui. Me apaixonei por você no mesmo instante que nos encontramos. Foi fulminante e ainda é. Não consigo entender essas notícias sobre sua partida. A sua luz tão forte que mesmo com toda essa loucura nos fortalece. Vc tão corajosa minha Pretoca, tão firme e valente. Ah como eu vou sentir sua falta viu. Te amo infinito. Siga meu amor, sem dores, sem tristeza. Siga em paz”.
“Amada Preta, imensa Preta. Todo meu amor ao Gil, à Sandra, ao Francisco, à Sol e a todos os Gils”, publicou a atriz Fernanda Torres.
Para a atriz Taís Araújo, “o que fica dessa vida é o que a gente faz dela” e “Preta fez amor, brilho, luz, liberdade, amizade, festa, beijos, tantos desejos realizados!”.
A atriz Zezé Motta também falou da dor pela perda de alguém que viu crescer e como todos, ressaltou a alegria de Preta e a valentia demonstrada nesses últimos dois anos em que enfrentou a doença: “A dor de perder alguém que vimos crescer, que acompanhamos desde criança, é uma ferida profunda. Ver essa pessoa enfrentar a vida com coragem, lutar até o fim contra um câncer com dignidade e bravura, nos deixa não só o luto, mas também uma grande lição. Uma lição sobre força, mesmo diante das adversidades”, disse.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, também enviou mensagem de pesar a Gil e à família: “Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos”.