“Prévias do PSDB devem ser respeitadas”, cobra FHC

Ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Foto: Wilson Dias - Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, na segunda-feira (28), que o resultado das eleições prévias do PSDB, que decidiram pela candidatura de João Doria, governador de São Paulo, à Presidência da República, deve ser respeitado.

“As prévias do PSDB foram realizadas democraticamente. Assim sendo, penso que devem ser respeitadas”, publicou o ex-presidente.

FHC fez o comentário logo em seguida da confirmação de que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai permanecer no PSDB. Ele discutia a entrada no PSD de Gilberto Kassab.

Um grupo dentro do PSDB, do qual participa o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que é próximo de Jair Bolsonaro, agora quer que Eduardo Leite seja candidato do partido à Presidência, desbancando João Doria.

Para isso, o resultado da eleição prévia teria que ser contestado.

As prévias envolvendo os dois governadores e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, foram realizadas em novembro de 2021. João Doria venceu com 54% dos votos, enquanto Eduardo Leite ficou com 45%.

O governador que vá concorrer à Presidência da República deve deixar o cargo até o dia 2 de abril pela legislação vigente.

Doria considera que a articulação de alguns membros do PSDB para retirar sua candidatura à Presidência e colocar a de Eduardo Leite seria uma “tentativa torpe, vil, de corroer a democracia e fragilizar” o partido.

“As prévias foram realizadas durante três meses em todo o Brasil, 44 mil eleitores do PSDB votaram. Houve a homologação, um ato celebrado em Brasília com os três candidatos que disputaram, o senador Arthur Virgílio, o governador Eduardo Leite e eu, com a presença do presidente nacional do PSDB”.

“Qualquer outro sentimento diferente disso é golpe”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *