
Proposta apresentada contempla pagamento parcelado de salários atrasados e teria participação da União em assuntos estratégicos da empresa bélica
O principal credor da Avibrás, o fundo Brasil Crédito, se reuniu com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos na sexta-feira (2) para tentar chegar a um acordo para reativação da empresa bélica. A informação é do G1 e foi confirmada pela entidade da categoria. A empresa, uma das maiores indústrias do setor de defesa militar do país, é sediada em Jacareí (SP) e vive uma crise financeira há três anos. Suas dívidas chegam a R$ 600 milhões.
Os donos do fundo Brasil Crédito se reuniram com os trabalhadores na sede do sindicato, em São José para buscar uma solução para a crise. Foram discutidas opções do pagamento dos salários atrasados dos funcionários, que estão sem receber há quase três anos. Segundo o sindicato, o fundo de investimento tem cerca de 18 milhões de dólares – cerca de R$ 101 milhões – para receber da empresa de armamentos.
A nova sociedade sugerida seria totalmente independente do atual presidente da Avibrás, João Brasil de Carvalho Leite, contaria com um corpo diretivo especializado no setor, bem como com a participação da União em determinadas decisões estratégicas. A reunião teve a participação de Sami Hassuani, ex-presidente da Avibrás, que agora está assessorando a Brasil Crédito.

Pela proposta, os funcionários terão a opção de um acerto parcelado em até 48 vezes com reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 1% de juro ao ano. Outros créditos poderão ser acordados com pagamento integral. O plano prevê a venda dos ativos da Avibrás e, consequentemente, a transferência das atividades para uma nova sociedade, chamada de ‘Nova ABV’.
“Nós queremos discutir, junto com os trabalhadores, um posicionamento mais claro e, a partir disso, solicitar uma agenda de negociação. Não é uma situação que se resolve em uma, duas ou três reuniões. Tem outras coisas. Existe a situação do plano de saúde dos trabalhadores que está cortado, existe a situação da Avibrás que não faz o depósito do Fundo de Garantia e não faz o depósito do INSS. Não é apenas o salário”, explica Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
“A Brasil Crédito vem tentando adquirir o controle da Avibrás via judicial. Hoje eles têm a penhora dos bens do João Brasil, que é o sócio majoritário da Avibrás, que tem cerca de 99% das ações da empresa. Eles fazem um processo de tentativa via judicial de adquirir a Avibrás”, prossegue Weller. “São mais de três anos de luta e, nesse período, o Sindicato tem se empenhado ao máximo na luta em defesa dos trabalhadores. Reforçamos aqui para que todos compareçam em peso. Vamos construir juntos os novos encaminhamentos”, completa o presidente da entidade.
Além disso, a nova administração prevê empregar os atuais trabalhadores da Avibrás que desejarem permanecer na empresa. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta será discutida com os trabalhadores na próxima quarta-feira (7). No dia 13, um outro encontro já está marcado, entre sindicato, empresa e todos os credores. Nesse encontro, a Brasil Crédito vai apresentar um plano de recuperação judicial alternativo.
Leia mais