Privatização dos Correios aumenta ainda mais o desemprego no país, diz Otto

Senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Foto: Roque de Sá - Agência Senado

O senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), disse que “não é o melhor momento para uma privatização” dos Correios porque vai piorar ainda mais a questão do desemprego no país.

A taxa de desemprego no país está em 14,7% e é a mais alta da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad – Contínua).

Otto Alencar disse que “vamos ter que olhar essa questão também sob o ponto de vista do emprego. Os Correios são uma empresa que dá lucro”.

A venda de 100% dos Correios foi aprovada na Câmara dos Deputados e é uma pauta defendida pelo governo Bolsonaro. Os Correios têm, hoje, mais de 100 mil funcionários.

Nos últimos 20 anos, de 2001 a 2020, a empresa lucrou R$ 12,4 bilhões em valores atualizados pelo IPCA, segundo reportagem do Uol, e desses, R$ 9 bilhões foram repassados à União, ou, 73% dos seus lucros.

Para tentar aprovar a privatização no Senado, o governo tem pressionado para que o relator seja um senador mais próximo de Bolsonaro.

O senador Otto Alencar, que é membro da CPI da Pandemia e denuncia os crimes cometidos pelo governo Bolsonaro, disse que não vai ceder à pressão.

“Quem define a relatoria sou eu”, afirmou.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *