Os dados regionais da produção das indústrias brasileiras em 2018 divulgados na semana passada são, para o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), nada mais que um “prenúncio nada favorável” para 2019.
O dado nacional apresentado pelo IBGE, apesar de positivo em 1,1%, caiu com relação a 2017 – quando houve variação positiva da produção de 2,5% – afirma o IEDI. “Com o agravante de que a indústria voltou à recessão no último trimestre do ano”.
Contudo, foi o detalhamento regional que salientou a “elevada disseminação geográfica desta perda de atividade”. De todas as 15 regiões pesquisadas, 10 se saíram pior em 2018 do que em 2017.
“Isto é, os resultados minguaram em 2/3 dos parques regionais. Em 2017, o saldo havia sido melhor: 13 localidades em alta e todas com aceleração frente a 2016”, diz o instituto em estudo.
“Não bastasse, o quarto trimestre de 2018 foi negativo para metade dos parques regionais, ao atingir 7 das 15 localidades acompanhadas pelo IBGE. Com isso, o total no Brasil registrou -1,1% neste período, sendo este o capítulo mais grave de uma trajetória de perda de ímpeto ao longo de todo ano de 2018”, resume o ano.
“Somados, estes resultados são um prenúncio nada favorável para a indústria neste início de 2019”, conclui o instituto.
São Paulo
Ao cenário nada favorável, se soma o fato de que foram os estados do Sudeste – em especial São Paulo – “que capitanearam o retrocesso industrial”
“Preocupa o fato de que a involução é particularmente evidente para São Paulo, que possui o parque mais diversificado e moderno do país, com dois trimestres seguidos de queda que se aprofundou rapidamente, passando de -1% no 3º trim/18 para -3,7% no 4º trim/18. Ou seja, este estado tem sofrido uma notável deterioração”.
O IEDI apurou, a partir dos dados do IBGE, que 61% dos ramos industriais do estado recuaram no ritmo e 44% acumularam queda em 2018, incluindo confecção, têxteis, higiene e limpeza, informática e eletrônicos, além de alimentos e outros.
Parques importantes onde a recuperação industrial também regrediu incluem: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Ver mais: IEDI: produção industrial minguou em 2018