
Faleceu nesta madrugada o sindicalista João Antonio Felicio, ex-presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Confederação Sindical Internacional (CSI).
Profundamente identificado com o seu povo, combateu até o último momento um câncer no pâncreas, que não o afastou de reuniões e mobilizações pela construção da mais ampla frente contra os desmandos do governo Bolsonaro.
Liderança das lutas populares contra a ditadura desde os anos 70, foi sempre uma voz firme de denúncia da opressão e de estímulo à unidade e à integração dos trabalhadores.
Nos últimos anos somou sua sensibilidade e experiência ao movimento de solidariedade ao povo palestino contra a ocupação sionista, em defesa do povo boliviano contra a criminosa ingerência estadunidense e pela libertação dos presos políticos paraguaios no caso de Curuguaty.
As grandes causas latino-americanas perdem um companheiro de extremo valor e sua categoria uma referência.
Formado em Desenho e Plástica, Educação Artística e História da Arte pela Fundação Educacional de Bauru, João iniciou a lecionar como professor de Desenho na rede oficial de ensino paulista, onde permaneceu até se aposentar.
Seu velório inicia às 14 horas no cemitério do Araçá, em São Paulo, e seu sepultamento será às 17 horas.