Professor Sacomano falece na cidade de São Carlos

Faleceu neste sábado (26) o professor José Benedito Sacomano na cidade de São Carlos (SP). Importante figura política do interior paulista e do Brasil, ele participou ativamente dos principais acontecimentos políticos nos últimos quarenta anos da anistia, Diretas Já, Eleição de Tancredo Neves, Constituinte, e o Impeachment de Collor.

Formado Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho, conquistou também os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela USP, São Carlos.

Em São Carlos viveu os grandes acontecimentos de sua vida. Casou-se com Claudete Cury Sacomano e viveram juntos por 56 anos. Em São Carlos nasceram seus dois filhos, Alexandre e Mário, que lhe deram cinco netos.

Sacomano possuía uma larga experiência em administração. Trabalhou uma década como engenheiro na FEPASA, ferrovia paulista, e seu prestígio no cargo o levou até o Japão, onde era o responsável pela importação dos melhores trens para o Brasil.

Como professor universitário, possui uma vasta produção de artigos e intensa atuação em pesquisa, orientando centenas de mestrandos e doutorandos em 50 anos de carreira. Seu último livro tem como título Indústria 4.0 Conceitos e Fundamentos.

Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos e Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia.

Foi militante do PMDB e, posteriormente, um dos fundadores do Partido Pátria Livre – PPL e membro da sua Direção Nacional, partido pelo qual foi candidato a prefeito em 2012. Atualmente fazia parte da direção municipal do PCdoB de São Carlos.

Sempre defendeu o desenvolvimento baseado nas empresas genuinamente nacionais, públicas e privadas, na justa distribuição da riqueza e no investimento em educação, ciência e tecnologia como forma de transformar o Brasil em um país livre, desenvolvido e independente.

Deixa muitas saudades em todos os que o conheceram e um grande exemplo de luta e vida para todos nós.

Sacomano é descrito pela professora universitária, Mirlene Simões – candidata a vice-prefeita de São Carlos com Sacomano como prefeito – como uma “figura diferenciada em uma sociedade medíocre e mesquinha, transbordava conhecimento e perspicácia, algumas vezes com uma pitada de ironia. Sempre dizia que o pior adversário é aquele em que a vida se transformou em um “pote de mágoas”. Com estes o diálogo era interrompido, bruto e árido.”

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *