O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), denunciou que Ratinho Júnior, governador do Paraná, mente quando diz que o programa “Parceiros da Escola” vai privatizar “apenas” 200 unidades de ensino. “O governador Ratinho Jr. (PSD) quer vender as escolas públicas do Paraná. Mas não são só 200 estabelecimentos de ensino, como o governo tem divulgado para a sociedade. O Projeto de Lei 345/2024, que institui o programa Parceiro da Escola, autoriza a privatização de praticamente todas as escolas regulares da rede estadual”, alerta a entidade.
“E não é só essa informação que Ratinho Jr. está escondendo da população. O programa também prevê ingerência das empresas na parte pedagógica, acaba com eleição para diretores e ainda submete os servidores do Estado às ordens dos empresários”, critica o sindicato.
A APP destaca que o Artigo 3º da proposta, diz que o programa “poderá ser instituído em todas as instituições da rede estadual de ensino de educação básica, exceto nas instituições” de ilhas, de aldeias indígenas e comunidades quilombolas, da Polícia Militar, das unidades prisionais, que funcionem em prédios que não pertencem ao governo e nas que participem do Programa Cívico-Militar.
O texto também revela, de acordo com a entidade, que diretores, professores e funcionários do Estado que estiverem lotados nas escolas privatizadas estarão subordinados aos empresários que vão administrá-las. A proposta também enfraquece a função dos diretores que forem indicados para atuar nas unidades que aderirem ao programa, avalia a entidade.
“Atualmente, as atribuições desses trabalhadores são definidas em lei, mas os que forem designados para escolas privatizadas terão suas funções delegadas por ato da Secretária da Educação, ou seja, sem a possibilidade de debate com a sociedade e aprovação da Assembleia Legislativa”.
Para a presidente da APP-Sindicato, Walkíria Mazeto, o projeto elaborado por Ratinho é um “cheque em branco” para que o governador possa entregar as escolas ao setor privado, com as regras que ele quiser, inclusive na questão de valores a serem pagos para as empresas. “O projeto não diz quais os critérios que deverão ser considerados para selecionar as escolas, quais os critérios e a forma que o governo vai selecionar as empresas para as quais ele quer vender as escolas. Não tem elemento algum, não diz nada de como vai ser e nem do processo de seleção”, denuncia a dirigente.
Em resposta a mais esse ataque à educação por parte do governo, a categoria deflagrou greve por temo indeterminado a partir de segunda-feira (3). Além da suspensão das privatizações, os servidores também exigem o pagamento da data-base deste ano (3,69%) e a reposição das perdas salariais dos educadores, que já supera os 39%.
O movimento recebeu o apoio de estudantes. “Os estudantes estão mobilizados contra a ameaça ao futuro deles(as). Já há passeatas de estudantes nas ruas, com cartazes e palavras de ordem contra a privatização, seguindo os motes pautados pela APP ‘Não venda a minha escola’ e ‘Minha escola não está à venda’”, disse ao HP Luís Lomba, da assessoria de imprensa da APP.
AMEAÇA A GREVISTAS
No esforço de intimidar os educadores que se opõem ao nocivo projeto, a gestão Ratinho Júnior, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), vem chantageando os profissionais, com a ameaças de descontos, processos administrativos ou demissões para aqueles que aderirem à greve. “A APP-Sindicato informa que não se intimidará diante das pressões e que busca cumprir todos os ritos legais a fim de que a Greve permaneça Legal, protegendo, assim, o direito de paralisação dos grevistas sem que sejam imputados prejuízos aos mesmos”, disse a APP em nota.
Outra investida contra os profissionais por parte do governo se dá por meio de publicidade difundida na mídia, dirigida aos pais, alegando que a greve tem motivação política. Para desmentir Ratinho e esclarecer à população, o sindicato está atuando em várias frentes. “Estamos fazendo o contraponto com muita comunicação no site e redes da APP, assessoria de imprensa para apresentar nossos pontos de vista aos veículos do Paraná e de outros estados, mais trabalho de base nas escolas, com dirigentes marcando presença nos colégios pra esclarecer às comunidades escolares sobre os efeitos perniciosos do PL 345”, informou a assessoria.
Também não é verdade que as 200 unidades listadas para fazer parte do projeto de terceirização se justifique por baixo desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), umas das alegações do governo. “Das 200 escolas selecionadas, 82 têm IDEB igual ou acima da média paranaense”, rebate a APP-Sindicato.
Boa tarde este governo e uma piada
não sou professor nem aluno mas ele deve tá brincando de ser representante do povo com este projeto
Parabéns! Ratinho é isso aí, sindicato só serve para fazer greve.
Claro, e o povo só serve para fazer confusão, exigir educação, saúde, melhores salários e maiores aposentadorias. Que absurdo, hein?
O próprio apelido já diz tudo. Pai ratão ensinou filho ratinho, e rato costuma fazer tudo na calada da noite.
Atenção professores,tem que saber votar pra não se arrepender depois.
o ratinho esta de parabéns mesmo, vendendo as escolas para os deputados que estão precisando para financiar suas candidaturas , os empresários , povo cego af
Está claro que ou vocês e os pseudo-professores da APP-Sindicato não leram o projeto. Se leram, são ou analfabetos funcionais que não o entenderam ou sao mau-caráter mesmo para mentir tão descaradamente.
Claro que nós lemos o projeto. Quem está mentindo é você, mas é natural que não perceba, pois está a favor de deixar os pobres sem educação. Aliás, está a favor de deixar todo mundo sem educação, pois ainda não aprendeu a escrever. Este é o seu segundo comentário sobre a mesma matéria, sempre para defender o Ratinho. Chega! É demais.
Esses pilantras, desses governos fila da puta, só atrasa a vida dos professores.Aqui em São Paulo, tá acontecendo a mesma coisa,o governador de são Paulo Tarcísio de Freitas,e o secretário de educação o Tal de fedder, fedorento quer fazer a mesma coisa aqui em São Paulo, tá querendo privatizar,a Sabesp, já passou algumas escolas estaduais para a prefeitura etc
vai tmnc, tu n sb de nd, verme
sou aluno, e se isso acontecer vou parar de estudar, por que vão tirar o noturno e eu trabalho o dia todo, não só eu, mais varios alunos
Uma injustiça o que esse governo está fazendo com os professores e demais funcionários públicos. Sem reajuste a qto tempo, como vamos viver se tudo sobe, e o salário fica o mesmo. E agora com essa privatização nós aposentados ficamos mais prejudicados ainda. E fica ameaçando quem está lutando pelos direitos. É uma vergonha diretores, pessoas do núcleo ficarem chamando alunos para irem para a escola. Como se não fossem professores.
Volta para escola REGIS e deixa de ser ignorante! Geralmente quem ofende professor e aluno nunca frequentou uma sala de aula!
Hahaha… Como todo bom sindicalista, censurarão meu comentário. Já vi que ficou sob a moderação de vocês. Até ja printei para divulgar o modus-operandi da APP-Sindicato
Você precisa aprender a escrever. Deve ser por isso que você é a favor do projeto do Ratinho e contra o sindicato dos professores. Trata-de de um adepto da ignorância, tal como o Ratinho. Mas, não, não censuramos o seu comentário. Censura, aqui, só em caso de pornografia.
A educacão e saúde são gratuitos em qualquer pais do mundo,sendo privatizados vamos ter uma sociedade analfabeta e doente.
O sr. é um rato de esgoto
Então novamente me pergunto e os salários dos policos são diminuídos??
Há tanta desigualdade tenho vergonha de ser brasileira tercerzar escolas mas um ass ar degrau abaixo , já tens m ensino abaixo da qualidade imagina Agora.
Os filhos do ratinhs estuda em escolas
públicas?
Uma vergonha esse Ratinho Jr. A escola pública é um direito de todos nós. Privatização! Vai pagar a data base que deve. Como mãe, estou bem preocupada com a novas informações. Só sei que não tenho dinheiro para custear seja lá o que foi. Educação/ Direito . Vejo a educação fragilizada diversos itens. E sem contar que essa informação caiu como um para-quedas. Conteúdo com muitas dúvidas a esclarecer pelo governador que quer votar em Estado de Urgência.
Coisa boa!
Você acha uma coisa boa deixar os pobres sem escola? Dentro em breve vai estar pedindo a revogação da Lei Áurea. E achando uma coisa boa.
Infelizmente desde o inicio de seu governo, Ratinho está acabando com o ensino paranaense, acabou com o Celen, era ótimo tinha cursos de vários idiomas, gratuito. Depois vieram as as escolas cívico militar, acabando com o horario noturno, ou seja quem trabalha durante o dia não pode dar continuidade nos estudos, agora essa privatização das escolas
Agora a cartilha que o Bolsonaro fez tá sendo a prática
Os pobres tem que ser sacrificado
E a classe trabalhadora escravizada
E isso que fez quando era presidente
E agora deixou os seus alunos para dar continuidade e escravizar e acabar com os pobres
E só os ricos viverem bem
Tá aí o tempo sempre se encarrega de mostrar os verdadeiros lobos
Esses que estão a favor do ratinho não precisam de escolas públicas, por isso estão a favor da privatização, preferem ver as crianças com uma arma na mão do que com um lápis, já não basta de tantos impostos ainda teremos que pagar mais deixa os professores fazer seu trabalho deveria ter vergonha e aumentar o salário dos professores e não vender nossas escolas vamos dar as mãos e lutar com unhas e dentes para proteger os direitos dos nossos filhos…
Até agora so vi o lado ruim da história, oque traz de positivo para nós paranaenses, apontem esse lado, temos direto de saber os dois lados da história, agora é com vocês.
Não tem lado bom nem positivo nessa história. Mas você pode perguntar ao Ratinho, se tiver dúvidas. A nós é que não.
Concordo com a privatização, um País sem passado, não ensina nada do nosso passado, com a privatização teremos alunos mais preparados, teremos laboratório, como tem que ser, iguais os ensinamentos Americano, Europeus, competência igualitário, menos cabides de emprego. Infelizmente nossos alunos hoje não sabem nada, tem que dividir os wc com ‘todes’ ensino péssimo, Professores doutrinado pelo comunismo.
Pelo jeito, você é um pioneiro. Deve ter sido educado numa escola privatizada, isto é, numa que somente ensina o que é antissocial. Por isso é esse primor de inteligência – um verdadeiro monumento. Pois, não sei se você reparou (certamente, não), mas escola pública é, exatamente, sinônimo de escola social, voltada para os interesses da coletividade – e não para os interesses de alguns magnatas doidos por extorquir e emburrecer o povo.
Parabéns Ratinho, próximo Presidente do Brasil e evoluir é preciso.
Ah, meu Deus… O que fizemos para merecer tanta ignorância?
Lamentável querer privatizar as escolas, o que esperar desse rato como governador, esse rato deve é abrir vagas nas creches, afinal tem uma fila de espera gigantesca e o ouvimos há anos tentando por nossos filhos nessas instituições.fora rato não a venda das escolas, parabéns ao sindicato na defesa dos professores.