Propaganda fake de Bolsonaro é desmontada: fotos são de bancos de imagens

Essa "eleitora" que Bolsonaro mostrou não é nordestina e não se chama "Maria Eulina". E não é eleitora dele. O nome dela é Célia Rossin e mora em Sertãozinho, interior de São Paulo. Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro lançou, na quarta-feira (1), uma campanha publicitária usando fotos de pessoas de banco de imagens fingindo ser nordestinas e perguntando, “ao vivo”, sobre problemas da região. Na quinta-feira (2), a propaganda foi tirada do ar.

Olha Bolsonaro apresentando aí a autêntica “eleitora” “nordestina”, “Maria Eulália”. Reprodução

Na campanha publicitária “Alô, presidente”, Jair Bolsonaro supostamente recebia a ligação de duas pessoas, sendo elas do Ceará e Rio Grande do Norte.

As fotos das pessoas, porém, são de bancos de imagens.

E aqui o seo “Francisco Valmar”

A primeira pessoa que supostamente “liga para Jair Bolsonaro” se identifica como “Dona Maria Eulina” e seria de Penaforte, Ceará. A imagem usada, porém, é de Célia Rossin, 81, moradora de Sertãozinho (a 333 km de São Paulo).

A foto de Célia foi tirada por seu neto Mailson Pignata, 32, que a colocou nos bancos de imagem iStock e Shutterstock.

Ela não foi eleitora de Jair Bolsonaro, pois não vota há quatro eleições. Ouvida pela Folha de S. Paulo, Célia afirmou que não gostaria de receber uma ligação de Bolsonaro e que “ele não é especial, não. Deixa a desejar em muita coisa. A Saúde tá feia. Se tivesse socorrido em tempo teria sido melhor”.

A imagem de Célia pode ser encontrada buscando “mulher idosa feliz” no iStock, como verificou o Portal Vermelho.

A segunda pessoa que supostamente teria ligado para Bolsonaro é “Francisco Valmar”

A imagem de “Francisco Valmar”, por sua vez, pertence ao banco de imagens Shutterstock e pode ser encontrada pesquisando “old factory man”, conforme o Vermelho.

Em abril, outra campanha publicitária do governo também utilizou fotos de banco de imagens. Na propaganda do programa Pró-Brasil foi utilizada uma imagem de crianças, todas brancas, se abraçando.

A imagem é de acesso gratuito no site Freepick.

A artimanha já tinha sido usada antes. O Pró-Brasil de Bolsonaro utilizou uma imagem como se fosse de crianças brasileiras. Reprodução

Fonte: Portal Vermelho

Compartilhe

Uma resposta

  1. O presidente pinóquio, continua mentindo e sendo desmascarado, vive apenas da maldade e da insensatez é um horror, somente a mílicia digital ou seja os robôs da maliciosa milícia, apoia estas atitudes vergonhosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *