Na semana passada, Sócrates foi indiciado em 31 crimes e é acusado pelo Ministério Público português de ter se beneficiado em 24 milhões de euros pelo propinoduto. Um dos maiores escândalos envolve a fusão da Portugal Telecom com a brasileira Oi, intermediada por Lula e José Dirceu, que provocou perdas bilionárias para os acionistas portugueses e o BNDES. Carta rogatória enviada à Justiça brasileira pede esclarecimentos sobre “pagamentos de ‘prêmios milionários’ para a intermediação do negócio”, segundo o jornal português Correio da Manhã.
Para o MP, Carlos Santos Silva foi o testa-de-ferro que recebia o dinheiro das propinas em contas na Suíça. A maior parte, pagamentos feitos pelo presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, e envolvendo o imbróglio Oi/Portugal Telecom. Zeinal Bava (ex-presidente da Portugal Telecom e ex-presidente da Oi) e Henrique Granadeiro receberam 25 milhões de euros cada um como a parte que lhes coube nas negociatas.
A acusação inclui um pedido de indenização civil a favor do Estado de 58 milhões de euros a ser pago por Sócrates, Salgado, Santos Silva e outros cúmplices. Ao todo, são 164 processos.
Por notável coincidência com o que ocorre aqui do outro lado do Atlântico, a defesa de Sócrates pediu o afastamento do juiz Carlos Alexandre, “por não ser isento”. Também chama a acusação de “um romance vazio de fatos” e de “perseguição ao cidadão José Sócrates”.
Sobre seus laços com o empresário Santos Silva, Sócrates explica que a amizade é linda. “Como podem dizer que, pelo fato do meu amigo sacar dinheiro, iria entregar a mim?”, indagou Sócrates com candura [foram 151 saques vultuosos em quatro anos]. Já sobre os empréstimos de Santos Silva que admitiu, o ex-primeiro-ministro afirmou achar normal a sugestão do empresário em lhe entregar em “numerário”. “Foi uma decisão dele e eu aceitei. Foi melhor assim”. As investigações incluem episódios anedóticos, como o pagamento com dinheiro de propina ao professor que ajudou Sócrates em sua “tese de doutoramento” em Paris, e o reembolso de um blogueiro conhecido por elogiá-lo. A.P.