Protestos na Alemanha: “Parem com as mortes no Mediterrâneo!”

Manifestação em Berlim em defesa dos resgates humanitários de imigrantes e em repúdio à xenofobia de países europeus. (AFP)

Milhares de pessoas participaram de uma manifestação no sábado (7) em Berlim e outras cidades da Alemanha, em defesa dos refugiados e dos barcos humanitários que navegam no Mediterrâneo salvando milhares de vidas.

Sob o lema “Parem com as mortes no Mediterrâneo”, o protesto condenou a política migratória defendida pela chanceler Merkel na União Europeia, que pretende não só fechar o bloco para os refugiados das guerras do Oriente-Médio e norte da África, mas também acabar com os resgates humanitários.

Os alemães demonstraram o seu apoio às organizações humanitárias que operam no mar Mediterrâneo, assim como a outras ongs que tem sido impedidas de atuar em defesa dos migrantes. Durante o protesto foi prestada uma homenagem ao capitão alemão, que após ser indiciado por conduzir um navio humanitário, foi obrigado a pagar fiança para não ficar preso.

Além de Berlim, houve manifestações nas cidades de Hamburgo, Hanôver, Bremen, Munique e Ulm.

As manifestações ocorreram  em resposta à Cúpula da União Europeia, ocorrida há algumas semanas, quando Alemanha e França tentaram aprovar medidas para criminalizar os barcos humanitários, reprimindo ainda mais a imigração e os refugiados.

Segundo a agência de refugiados da ONU, a ACNUR, este é um dos anos mais mortais para os migrantes que tentam cruzar o Mediterrâneo. Desde o início do ano, houve mais de 1.400 mortes e/ou desaparecimentos, dos quais, pelo menos 400 ocorreram nas duas últimas semanas do mês de junho.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *