“Voltamos a ter um excelente voo, temos apenas que trabalhar um pouco na aterrissagem”, afirmou um porta-voz da Space X, empresa espacial do bilionário Elon Musk, após o protótipo do foguete Starship SN9 explodir na chegada na terça-feira (2), repetindo o que acontecera no teste anterior com o SN8, em dezembro passado.
Musk, o homem mais rico do mundo, não comentou o fiasco nas redes sociais. Na véspera, ele anunciara que iria ficar “fora do Twitter por um tempo”.
O foguete decolou de Boca Chica, no Estado do Texas, às 15h30 (horário local) com autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
À medida que a nave alcançava a altitude de 10 km sem indícios de problemas, os motores foram sendo desligados progressivamente, o que foi seguido por uma série de manobras na posição horizontal.
No entanto, ao tentar retornar à posição vertical para pousar, a coisa desandou. Imagens mostram o foguete retornando muito rapidamente, e em ângulo inclinado, até explodir no solo, em meio a um grande estrondo.
A Space X está desenvolvendo a nave estelar como um veículo para transportar humanos e carga em futuras missões à Lua, Marte e potencialmente mais longe.