O PDT e o PSB anunciaram, na quinta-feira (12), uma aliança nacional para as eleições municipais, a começar com o lançamento da pré-candidatura de Márcio França (PSB) para a Prefeitura de São Paulo, tendo um indicado pelo PDT como vice.
O anúncio foi feito em um encontro realizado em um hotel em São Paulo. Além dos presidentes nacionais dos partidos, Carlos Lupi, pelo PDT, e Carlos Siqueira, pelo PSB, estavam presentes lideranças, como o ex-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o ex-governador de São Paulo, Márcio França.
Márcio França afirmou que “quando se somam os dois partidos, isso significa uma força política maior do que a do maior partido do país, que é o PT. Nós dois juntos somos maiores que o PT, em todos os sentidos. Temos que reconhecer os méritos desse partido, mas não somos obrigados a ficar subjugados a nada”.
“Essa é a chave de uma porta que não é para São Paulo, mas para o Brasil”, disse o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, homenageou Eduardo Campos, que foi candidato à Presidência pelo PSB, mas morreu em um acidente de avião durante a campanha eleitoral, em 13 de agosto de 2014.
“Não há saída para a crise brasileira sem uma equação econômica e política que compreenda as questões de São Paulo. No ano passado, São Paulo viu fecharem 2.325 indústrias. Se fecham mil empregos industriais por mês”, apontou Ciro.
“Só há uma saída, que é a política. A política feita com ideia, com inteligência”, completou.
Para Carlos Siqueira, presidente do PSB, “temos o desafio extraordinário de apresentar ao país uma proposta que mude radicalmente o rumo que o Brasil está tendo neste momento”. “Não se pode aceitar de cabeça baixa o que está acontecendo com o nosso país”, disse.
“Este ato concretiza um avanço muito significativo nas alianças entre os dois partidos” em torno da candidatura de Márcio França, “mas ainda avançaremos em várias capitais e cidades grandes, principalmente, mas por todo o território nacional”.
Presidente do PDT, Carlos Lupi disse que “esse ato é para formalizar o desejo de ver Márcio França prefeito da cidade de São Paulo”. O líder da sigla declarou que pretende ver como candidato a vice o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros e presidente municipal do PDT em São Paulo, Antônio Neto, mas que isso ainda não está fechado.
Lupi disse ainda ter o sonho de ver Ciro Gomes como presidente do país.
Assista ao vídeo