PSB lança pré-candidatura de Danilo Cabral ao governo de Pernambuco em clima de unidade

Evento aconteceu na segunda-feira (21). Foto: Reprodução

O PSB oficializou, em evento realizado na segunda-feira (21), o deputado federal Danilo Cabral como pré-candidato ao governo de Pernambuco, que já conta com o apoio do PCdoB e do PT.

Participaram do encontro representantes do PV, do Republicanos, do PSD, do Solidariedade, do PP, do PROS, do Avante, do PDT e do MDB.

Cabral, atual líder do PSB na Câmara dos Deputados, já foi secretário das Cidades, de Planejamento e Gestão e de Educação no Estado de Pernambuco. Seu nome foi indicado para a disputa pelo atual governador, Paulo Câmara (PSB).

DANILO CABRAL

O pré-candidato Danilo Cabral enfatizou, em discurso, que a união entre os partidos em Pernambuco, na Frente Popular, se dá na “defesa da democracia, afirmação da soberania, na luta contra a desigualdade, da justiça social e na crença na organização da luta do povo”.

Cabral disse que Jair Bolsonaro é “o pior presidente da história desse país, um irresponsável que não respeita a vida do povo brasileiro, que amplia a crise fazendo um ataque à democracia, um ataque às instituições”.

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ladeado pela vice-governadora, Luciana Santos, e o deputado Danilo Cabral. Foto: Reprodução – Youtube

Ele criticou “o desmonte do estado brasileiro, corte nas políticas públicas, retirada de direitos e entrega de patrimônio”, citando a tentativa de privatização da Eletrobrás.

O pré-candidato ao governo de Pernambuco acredita que as próximas eleições vão exigir “de nós a capacidade de se unir, de unidade política. A partir de Pernambuco estamos dando um exemplo para que o Brasil siga também esse caminho, para que a gente possa se juntar lá em cima, como estamos nos juntando aqui”.

Durante o evento, Paulo Câmara disse que o que unificou os partidos progressistas em Pernambuco: “não foi a conveniência, mas a consciência de que Pernambuco precisava continuar a andar para frente. A Frente Popular de Pernambuco está novamente reunida”.

“Danilo tem experiência no Parlamento e no Executivo, mas tem, sobretudo, além da capacidade já testada e aprovada, a sensibilidade social, os princípios que a Frente Popular sempre defendeu. E nós precisamos muito dessa união de virtudes que faz a união de pessoas”, discursou o governador.

LUCIANA SANTOS

A vice-governadora do Estado e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, ressaltou a contribuição de Danilo Cabral para a construção da unidade entre os partidos em Pernambuco.  Danilo Cabral “fez jus à expectativa” e “ao fazer bem feito” “em todos os papéis que pôde participar, como recentemente enquanto líder [do PSB]”, disse.

Luciana Santos apontou que “nós precisamos manter esse caráter de uma frente popular comprometida com os problemas mais candentes e mais caros do povo de Pernambuco e sinalizar como, no Brasil, nós podemos constituir unidade e frente ampla para enfrentar esse momento tão adverso”.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que Danilo Cabral “sempre honrou seu compromisso, antes de mais nada, com os eleitores e com a população, sobretudo com a mais pobre”.

Siqueira destacou a retirada, por parte do PT, da pré-candidatura do senador Humberto Costa ao governo de Pernambuco, que simboliza a busca da unidade entre os partidos. O presidente do PSB disse que o gesto foi “muito importante”.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, enviou um vídeo para o evento, no qual afirmou que o encontro “mostra a capacidade das forças políticas desse campo popular em se articular, em apresentar uma proposta unificada de candidatura para o Estado de Pernambuco”.

Vice-governadora e presidenta do PCdoB, Luciana Santos

Gleisi falou que a união “vai para além da responsabilidade para com o povo pernambucano, essa articulação tem uma grande responsabilidade com o povo brasileiro. É exatamente a unificação das forças populares, progressistas e democráticas em nível nacional que nós buscamos para dar sustentação à candidatura do presidente Lula”.

O senador Humberto Costa, presente no evento, contou que a retirada de sua candidatura aconteceu “em nome dessa unidade, em nome de juntarmos forças para, de um modo definitivo, derrotarmos esse governo”.

O governo Bolsonaro, segundo ele, “infelicita o povo brasileiro, retira sua autoestima, nos envergonha internacionalmente” e “conseguiu a proeza de trazer de volta a fome, que assola milhões, a inflação, especialmente para os mais pobres, o desemprego e o aumento da desigualdade e da miséria”.

JOÃO CAMPOS

Também participaram do evento de lançamento da pré-candidatura o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), o ex-prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), o líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Renildo Calheiros, entre outras lideranças.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), relatou que “Pernambuco está absolutamente unido em torno da pré-candidatura de Danilo Cabral”.

Prefeito do Recife, João Campos. Foto: Reprodução

“Pernambuco tem o compromisso de ser um Estado politizado, um Estado com altivez e que mostra ao Brasil o compromisso que tem de poder construir a unidade das forças populares em torno da preservação de direitos de quem mais precisa”.

“Saúdo todos os partidos, os parlamentares e lideranças aqui representadas. Tenho certeza que maior do que o desafio que vamos enfrentar nas eleições vai ser o desafio de poder reconstruir esse Brasil”, acrescentou.

O deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, disse que o Brasil precisa de “um grande pacto pela vida. Não é só derrotar o Bolsonaro, a gente precisa enfrentar o bolsonarismo. Vamos ganhar no Rio, vamos ganhar em Pernambuco”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *