PSDB critica “governo medíocre”, rompe com Zema e anuncia candidato em Minas Gerais

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) - Foto: Reprodução/Governo de MG

Partido anunciou a pré-candidatura do deputado Marcus Pestana para a disputa estadual

O PSDB de Minas Gerais decidiu lançar candidato próprio ao governo mineiro e rompeu o acordo eleitoral com o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), pré-candidato à reeleição. Ligado ao deputado Aécio Neves, o ex-deputado Marcus Pestana deve representar os tucanos na eleição estadual.

O partido ocupa o cargo de vice de Zema, com Paulo Brant, que é cotado pelo PSDB para concorrer ao Senado na chapa de Pestana. 

A pré-candidatura de Marcus Pestana deve ser lançada entre o fim de maio e o início de junho. Na última segunda-feira (9), a direção do PSDB mineiro reuniu-se com parlamentares e pré-candidatos tucanos ao Legislativo no Estado para avaliar a decisão de romper com Zema e ter um nome próprio na disputa estadual.

“Zema é um governador bem intencionado, mas ele não é do ramo. Ele não compreende a dimensão de Minas Gerais nem a dimensão da administração pública”, diz Pestana. “Ele vive às turras com a Assembleia Legislativa e é muito ausente”, afirma o ex-deputado e agora pré-candidato, ao justificar a decisão de o PSDB romper com o governador.

“O natural seria a gente apoiar o Zema nessa polarização dele com o (Alexandre) Kalil (PSD), mas, além da mediocridade do governo dele, há uma ambiguidade em relação ao (Jair) Bolsonaro”, continuou Pestana.

Pestana diz que a decisão do partido está baseada em dois pontos: o “acanhamento” do governo Zema e a força e tradição que o PSDB tem no Estado.  “O governador não tem gosto pela política, não entende a política como um mecanismo de transformação social”, afirma. “E o PSDB sempre teve protagonismo em Minas. Temos mais de 900 vereadores, 90 prefeitos, 90 vice-prefeitos, uma bancada qualificada. Governamos o Estado por 16 anos”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *