
Os partidos PSDB e Cidadania23 protocolaram nesta quarta-feira (11) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro da federação partidária entre as legendas.
O TSE oficializou no dia 23 de abril a primeira federação partidária entre PT, PCdoB e PV, que se chama “Brasil da Esperança”.
Segundo o pedido entregue ao TSE, a federação entre PSDB e Cidadania tem como objetivo defender, entre outros pontos, a democracia e o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
PSDB e Cidadania se comprometem a “combater toda ação, ou omissão, que cause graves e injustificados danos ambientais e comprometa a qualidade de vida das futuras gerações”.
“Neste exato momento a Federação PSDB/Cidadania foi Protocolada no TSE. Relator Ricardo Lewandoswki. Agora resta apenas a homologação da Justiça para que se concretize uma refundação da social democracia com o liberalismo progressista e ambientalista, numa nova formação política”, anunciou o ex-ministro Roberto Freire, presidente do Cidadania.
“A Federação PSDB-@23cidadania foi protocolada no TSE. Estamos cada vez mais próximos de consolidar uma força política que fará a diferença não apenas nas eleições de outubro, mas também na atuação no Congresso Nacional em defesa da democracia e do pleno desenvolvimento”, informou, por sua vez, o PSDB no Twitter.
Nas federações partidárias, os partidos têm que se manter unidos, como se fossem uma única sigla, por pelo menos quatro anos.
As federações foram aprovadas pelo Congresso Nacional. Bolsonaro chegou a vetar a proposta, mas os parlamentares derrubaram o veto.
Conforme o estatuto, a federação entre PSDB e Cidadania deve escolher os candidatos com base “nas realidades estaduais e municipais”. Na federação, os partidos que decidirem se unir deverão apoiar os mesmos candidatos nos níveis nacional, estadual e municipal.
O relator do pedido de registro da federação PSDB-Cidadania será o ministro Ricardo Lewandowski.
A federação entre PSDB e Cidadania será válida já nas eleições deste ano se o pedido for analisado e deferido pelo TSE até 31 de maio.
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, irá presidir a federação. O presidente do Cidadania, Roberto Freire, será o vice-presidente.