Reunidos no final da tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, os dirigentes do PT, PCdoB e PV confirmaram a decisão de formarem uma federação partidária para a disputa eleitoral deste ano.
As lideranças do PSB, presentes ao encontro, anunciaram que, por enquanto, não participarão da federação, reafirmando o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, com a quase certa indicação de Geraldo Alckmin como vice-presidente na chapa que deverá ser encabeçada pelo ex-presidente.
Ao final do encontro, os quatro partidos emitiram uma nota em que afirmam ter “unidade na construção de uma frente para enfrentar Bolsonaro e reconstruir o Brasil, unidos na candidatura Lula presidente”.
As agremiações acrescentam, na mesma nota, que “estamos convictos que esta decisão é um marco histórico e um passo decisivo para trilharmos a vitória eleitoral nas eleições de 2022 e construir uma nova maioria para devolver a esperança ao nosso povo”.
A nota conclui afirmando que, “em resposta ao atual momento político, o PT, o PCdoB e o PV decidem caminhar para constituir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas de nosso campo”.
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, voltou a apresentar as dificuldades de integrar a federação em razão da inexistência de acordos políticos e eleitorais em alguns estados importantes para os socialistas, o que, segundo ele, não impedirá uma aliança com o PT na disputa presidencial.
O PSB apresentou algumas condições para participar da federação. Segundo Siqueira, além dos deputados federais eleitos, o número de prefeitos e vereadores eleitos em 2020 deve ser considerado como critério na composição da assembleia geral dos partidos que integram o colegiado, o que, na prática, inviabiliza a participação dos socialistas em razão da resistência dos outros partidos a esse e a outros critérios.
A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, escreveu em seu Twitter sobre o resultado do encontro: “Um dia pra entrar na história: PCdoB, PT e PV decidiram formar uma federação! Continuaremos a dialogar com o PSB, para que tenhamos também sua participação”. Luciana acrescentou que “os quatro partidos estarão juntos de qualquer forma – unidos para derrotar Bolsonaro e reconstruir o Brasil, de mãos dadas para devolver a esperança para nosso povo!”.
A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, presente à reunião, manifestou-se na mesma direção, assim como os representantes do PV.