Em sua tradicional maratona de fim de ano, em que responde a jornalistas e a mensagens de cidadãos comuns, o presidente russo reafirmou na sexta-feira (19) a disposição da Rússia de chegar a uma paz duradoura na Ucrânia bem como os avanços na libertação do Donbass, lembrou que foi a expansão da Otan a leste e o golpe de 2014 que geraram a atual crise, acrescentou que a Rússia não está pedindo “nada de incomum” em matéria de segurança, condenou a histeria da atual liderança europeia na Europa e advertiu que o roubo dos ativos russos terá de ser devolvido.
Foram mais de quatro horas de perguntas e respostas, com a presença de jornalistas estrangeiros e participação direta de três milhões de russos, com mensagens, pedidos e reclamações.
Serenamente, como sempre, Putin respondeu a um jornalista da BBC, que tentou jogar sobre a Rússia a pecha de não buscar a paz e de ameaçar a Europa com novas “operações militares especiais”. Uma pergunta capciosa quando foi um premiê britânico que foi em pessoa a Kiev em 2022 transmitir a Zelensky a ordem de rasgar o acordo a que se chegara em Istambul, e que teria impedido três anos de guerra.
“Nós também gostaríamos muito de viver em paz no próximo ano, livres de qualquer conflito militar… e nos esforçamos para resolver todas as questões controversas por meio de negociações”, afirmou Putin. Ele acrescentou que é preciso “eliminar as causas profundas do conflito para que nada semelhante aconteça novamente, para que a paz seja duradoura, forte e sustentável.”
NEM UM ÚNICO CENTÍMETRO A LESTE
Quanto às supostas “ameaças russas”, Putin observou que “não haverá nenhuma operação se vocês nos tratarem com respeito e respeitarem nossos interesses da mesma forma que temos tentado respeitar constantemente os seus”. Ele lembrou como o Ocidente disse textualmente que “não haveria expansão da OTAN para o leste, nem um único centímetro”.
Putin destacou que os líderes ocidentais “criaram a situação atual com as próprias mãos” – com a expansão da Otan e com o golpe de Estado em Kiev – e agora continuam a agravar a tensão ao falar constantemente que estão se preparando para uma guerra com a Rússia.
“Houve várias ondas de expansão da OTAN. O avanço da infraestrutura militar em direção às nossas fronteiras provocou e continua provocando uma preocupação legítima da nossa parte”, enfatizou o líder russo.
“Simplesmente insistimos no cumprimento das promessas e compromissos assumidos pelos nossos parceiros ocidentais. Eles nos enganaram, e queremos alcançar uma situação em que se construa um sistema de segurança confiável na Europa”.
“Não estamos exigindo nada incomum. Não estamos dizendo que nenhum país tem o direito de escolher seu próprio método de defesa, mas ele deve ser um método que não ameace ninguém, inclusive a nós.”
RESPEITO MÚTUO
“Estamos prontos para trabalhar com… o Reino Unido, com a Europa como um todo, e com os Estados Unidos, mas em pé de igualdade, com respeito mútuo”, reiterou o presidente russo. “Se chegarmos a esse ponto, todos vão se beneficiar.”
Em relação às negociações de paz medidas pelos EUA, Putin afirmou que “a bola está inteiramente nas mãos dos nossos adversários ocidentais, principalmente dos líderes do regime de Kiev e, acima de tudo, de seus patrocinadores europeus”.
Com sua política “raivosa” de apoio ao líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, a Europa está tentando encobrir seus próprios problemas, afirmou Putin. “É assim que eles tentam encobrir seus erros em política externa, economia, finanças e assim por diante”.
Para Putin, os líderes europeus se envolveram tanto nesta abordagem que parecem incapazes de se libertar dela. “Entraram nesse caminho e agora é difícil virar à esquerda ou à direita”, disse ele.
MENTIRA INVEROSSÍMIL
Sobre as declarações de políticos europeus a respeito dos supostos “perigos da Rússia”, Moscou tem rejeitado repetidamente esse tipo de afirmação, classificando-as como pura “bobagem”.
Para Putin, a narrativa de que a Rússia planeja atacar a Europa ou países da OTAN é uma “mentira inverossímil” que se tenta impor à opinião pública da Europa Ocidental.
O presidente russo também se referiu à retórica russófoba do novo secretário-geral da Otan, o holandês Mark Rutter.
Putin se disse “surpreso” com as afirmações agressivas do chefe da Aliança Atlântica. “Conheço pessoalmente o atual secretário-geral da OTAN, o senhor Rutte. Ele foi primeiro-ministro dos Países Baixos. Na época, fui lá visitá-lo, conversamos; ele é uma pessoa inteligente”, lembrou Putin.
No entanto, em seu cargo como secretário-geral da OTAN, ele mudou a retórica em relação à Rússia. “O que ele diz agora? Às vezes, dá vontade de perguntar: ‘Ei, por que você fala em guerra com a Rússia?’. Eles querem se preparar para uma guerra com a Rússia. Você sabe ler? Leia a nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA”, recomendou Putin, referindo-se ao fato de que nesse documento a Rússia não figura como inimiga de Washington.
Diante do alarido de fontes da Otan sobre um possível bloqueio a Kaliningrado, território russo que ficou isolado depois da separação dos estados bálticos ex-soviéticos, Putin disse que “se formos ameaçados dessa forma, eliminaremos essas ameaças”. Ações desse tipo – ele acrescentou – “levarão a uma escalada sem precedentes do conflito, a outro nível, e à sua expansão para um conflito armado em grande escala.”
“VÃO TER DE DEVOLVER”
Enquanto Putin realizava seu balanço geral, a cúpula da União Europeia se via forçada a um recuo na provocação de conceder ao regime de Kiev um “empréstimo” usando as reservas russas confiscadas em bancos europeus, que esticaria a guerra por pelo menos mais dois anos, devido à resistência encarniçada de vários países, a começar pela Bélgica, sede do Euroclear, onde esses recursos estão congelados. Von der Leyen & Cia tiveram de se contentar com um empréstimo menor bancado pelo orçamento do bloco europeu. Dias antes, a UE alterara o suposto status das reservas russas de “congeladas” para “congeladas por tempo indeterminado”.
“Roubo é a definição errada, roubo é feito em segredo. Mas aqui estão eles tentando fazer isso abertamente. É assalto”, disse Putin.
Ele advertiu aos aprendizes de feiticeiro sobre os risos para “a ordem financeira mundial moderna” e para a reputação da zona do euro.
“E o mais importante: seja lá o que eles roubarem e de qualquer forma que fizerem, um dia terão que devolver.”
Putin observou que o pretendido “empréstimo” afetaria o orçamento de todos os países envolvidos porque “aumenta a dívida pública, mesmo quando os empréstimos são garantidos por garantias”, lembrando que a dívida nacional da França, por exemplo, já está em 120% do PIB, com um déficit orçamentário de 6%, tornando qualquer pressão adicional potencialmente prejudicial.
“POR QUE VOCÊ ESTÁ PARADO NA ENTRADA? ENTRE!”
Em outro momento, Putin ironizou o vídeo de Zelensky, supostamente na entrada de Kupyansk, cidade recém libertada pelas forças russas, no esforço para tentar passar que a situação no terreno não é tão desesperadora para os nazi ucranianos e para garantir o fluxo de dinheiro para a guerra. Para vários analistas, foi filmado com o famoso fundo verde.
“Por que você está parado na entrada? Entre! Se Kupiansk estiver sob o controle”, declarou Putin. “O pórtico está localizado a um quilômetro da cidade”, esclareceu o presidente russo.
Putin lembrou ainda as habilidades artísticas do líder do regime de Kiev. “Ele é um artista, e um muito talentoso, digo isso sem ironia. Sabemos disso por seus filmes antigos.”, disse ele.
Em outro momento, o presidente russo havia assinalado que “nos tornamos líderes indiscutíveis em número de drones. Mais de 400.000 pessoas… se inscreveram para o serviço militar no ano passado, com o número de pessoas que buscavam ingressar no ramo de pilotos de drones tão alto que o Ministério da Defesa teve que instituir uma competição de inscrição”. O que contrasta com o recorde de deserções nas fileiras de Kiev.
Soldados russos – revelou Putin – estão “ansiosos” para avançar mais e “acabar com a víbora” neonazi após presenciarem as atrocidades cometidas pelas tropas ucranianas contra civis. “Eles atiravam em senhoras idosas, as matavam com drones.”











