
Opinião positiva sobre os EUA cai 14 pontos percentuais e cresce a opinião negativa
43% dos brasileiros consideram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de forma negativa, enquanto apenas 22% de forma positiva, mostra pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (8). 23% dos entrevistados veem Trump como “regular” e 12% não responderam.
A imagem negativa é superior à positiva entre todos os segmentos, tanto homens quanto mulheres, católicos e evangélicos, além de todos os recortes de faixa etária, raça, escolaridade e renda familiar.
Apenas entre os adeptos do ex-presidente Jair Bolsonaro, Trump é visto de forma mais positiva do que negativa, sendo 44% e 20%, respectivamente.
61% dos eleitores de Lula têm uma imagem negativa de Trump, enquanto apenas 8% têm uma imagem positiva.
Em relação à imagem dos Estados Unidos, a opinião positiva caiu 14 pontos percentuais em um ano, chegando a 44%, se aproximando da opinião negativa, que é de 41%.
Em 2024, 58% dos brasileiros tinham uma opinião positiva sobre os Estados Unidos e 25% tinham uma opinião negativa, enquanto 18% não sabiam ou não responderam.
Esses números mudaram para: 44% têm uma opinião favorável e 41% têm uma opinião desfavorável. 15% não responderam.
As maiores variações estão entre os deputados de Lula, entre as quais a avaliação positiva caiu de 50% para 27%, ao passo que a negativa subiu de 32% para 57%.
Já nos participantes que anularam seus votos na eleição de 2022, a opinião positiva sobre os Estados Unidos caiu de 55% para 44% e a negativa subiu de 21% para 39%.
O governo Donald Trump intensificou uma política de deportação de imigrantes. Os brasileiros relataram a violência dos policiais norte-americanos, que os agrediram, deixaram passar fome e acorrentaram contra os bancos do avião.
A pesquisa Quaest foi feita entre os dias 27 e 31 de março, antes de Donald Trump anunciar uma sobretaxa de 10% sobre todos os produtos brasileiros e sobretaxas ainda maiores para produtos de outros países. No momento da pesquisa, Trump já anunciou que iria aumentar as taxas sobre o aço e ferro produzidos no Brasil e importados pelos Estados Unidos.
Diante desse cenário, 53% dos brasileiros avaliam que o governo Lula “deveria tentar reverter a situação pela diplomacia”. 33% acham que o Brasil “deveria taxar os produtos americanos de volta” e 14 não sabem ou não responderam.
EU NUNCA FUI ENTREVISTADO NESSA VIDA. MAIS AQUI NO JORNAL CORAJOSO H.P. EU POSSO DIZER NESSE BENDITO COMENTARIO : EU SOU UM BRASILEIRO QUE NUNCA GOSTEI DO PARTIDO REPUBLICANO DA ANERICA DO NORTE , NUNCA GOSTEI DO FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL , NUNCA GOSTEI DO BANCO MUNDIAL , NUNCA GOSTEI DA POLITICA VERGONHOSA DESSE SENHOR DONALD TRUMP. ESSES FILIADOS DO PARTIDO REPUBLICANO DA AMERICA DO NORTE SEMPRE FORAM ARROGANTES , ULTRACONSERVAFORES E IMPERIALISTAS. O BRASIL PRECISA SE DISTANCIAR DA AMERICA DO NORTE , O BRASIL PRECISA DAR PRIORIDADE A ACORDOS BONS COMERCIAIS COM INDIA , CHINA. RUSSIA. OS BRICS PRECISAM CONTINUAR AGINDO PARA O BEM DOS PAISES EM DESENVOLVIMENTO .BENDITO SEJA A UNASUL. BENDITO SEJA CUBA E BENDITO SEJA O GOVERNO DA VENEZUELA ATUAL. OUTRA COISA OS MELHORES GOVERNANTES DA AMERICA DO NORTE FORAM : BILL CLINTON , JIMY CARTER E BARACK OBAMA TODOS DEMOCRATAS. O BRASIL E A AMERICA LATINA JA FORAM MUITO PREJUDICADOS PELA AMERICA DO NORTE DURANTE DECADAS. FIDEL CASTRO SEMPRE NOS ALERTOU DAS MALDADES FEITAS POR MUITOS GOVERNANTES NORTE AMERICANOS. RICHARD NIXOM FEZ UMA POLITICA NEGATIVA ATACANDO O VIETNAM NO PASSADO. ALEM DISSO NA AMERICA DO NORTE A MIDIA FAVORECE OS GRANDES GRUPOS ECONOMICOS E O POVO DE LA SEMPRE FOI MUITO CONSRRVADOR E MAL INFORMADO. QUANTO AO BRASIL EU CREIO QUE ESTA NA HORA DO BRASIL MANTER A NOSSA SOBERANIA NACIONAL , IMPEDIR ESSAS FAKE NEWS DE CIRCULAREM E O BRASIL PRECUSA DE UM GOVERNO POPULAR MAIS A ESQUERDA MAIS POVO , O ATUAL GOVERNO PRECISA CRIAR IMPOSTOS ALTOS SOBRE OS MAIS RICOS E PRECISA CRIAR UMA POLITICA NACIONAL PARA FAVORECER OS DESEMPREGADOS , MORADORES DE RUA E OS SEM TERRA.