Bolsonaro só vence no Centro-Oeste. Lula está na frente com folga no Nordeste e vence no Sudeste. Há empate técnico nas regiões Norte e Sul. Mulheres e jovens são a pedra no sapato do atual presidente
Pesquisa da Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira (8) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência com 46% dos eleitores. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 30%, Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 7%.
Veja aqui a pesquisa na íntegra
André Janones (Avante) soma 2%, enquanto Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) têm 1% cada. Todos esses pré-candidatos empatam na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os demais não pontuaram. Considerando apenas votos válidos — quando são descartados indecisos, brancos e nulos — Lula aparece com 52,87% das intenções de voto e seria, neste cenário, eleito em primeiro turno.
Nas regiões, Lula vence com folga no Nordeste (65% a 16%), está na frente no Sudeste (42% a 31%) e vence apertado no Sul (38% a 36%). Bolsonaro vence no Norte (42% a 39%) e no Centro-Oeste (47% a 23%). Entre as mulheres, Lula vence com o dobro de Bolsonaro (48% a 24%). Entre os homens a diferença é menor, mas Lula também vence (44% a 36%).
Lula vence também em todas as faixas etárias, com destaque para a juventude (48% a 27%). Lula vence entre os que têm ensino fundamental (58% a 23%) e nos que têm ensino médio (42% a 32%). Entre os que têm nível superior há empate técnico (Bolsonaro 37% e Lula 35%). Entre as raças, branca, preta e parda, Lula vence Bolsonaro. E o petista vence também em todas as faixas de renda. Confira.
Na pesquisa espontânea, quando não é mostrado nenhum candidato, 42% estão indecisos. 32% preferem Lula e 20% Bolsonaro. Ciro Gomes fica com 1%. A pesquisa mostra também que 47% preferem que Lula vença e apenas 28% preferem Bolsonaro. 19% não preferem nenhum dos dois. 6% não sabem ou não responderam.
A pesquisa Quaest mostra ainda que 64% dos eleitores dizem que sua escolha é definitiva. 35% dizem que ainda podem mudar seu voto.
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO
A pesquisa mostrou ainda que 47% dos entrevistados avaliam como negativo o governo Bolsonaro e apenas 25% avaliam positivamente o governo. O estudo revela que 54% acham que o governo está pior do que esperava e 18% acham que está melhor do que esperava.
Este resultado está em sintonia com as demais pesquisas que apontam para uma grande insatisfação da população brasileira com a condução econômica do país.