O presidente Lula tem aprovação maior do que a reprovação em São Paulo e Minas Gerais, mas com margem apertada, enquanto é mais reprovado em Goiás e Paraná, revela a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (11).
No Estado de São Paulo, 50% da população aprovam o governo de Lula, ao passo que 48% desaprovam.
Em Minas, o cenário é um pouco mais favorável para o presidente Lula, mas a margem ainda continua estreita. Sua gestão é aprovada por 52% dos mineiros e desaprovada por 47%.
Já nos Estados do Paraná e Goiás, a desaprovação é maior do que a aprovação.
No Paraná, a aprovação é de 44%, enquanto a desaprovação é de 54%. Em Goiás, 49% aprovam o governo Lula e 50% desaprovam.
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, destacou que a avaliação positiva é maior do que o eleitorado de Lula nos quatro Estados em 2022.
“Se compararmos os resultados em votos totais e a aprovação do governo, percebemos que Lula tem conseguido ampliar a aprovação do seu governo para além dos votos que obteve em 2022. Mesmo em estados como São Paulo, Paraná e Goiás, onde ele perdeu a eleição”, disse.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO
A pesquisa Quaest também perguntou para o eleitorado dos quatro Estados sobre a avaliação do governo Lula em pouco mais de um ano de gestão.
Em São Paulo, a gestão é avaliada como positiva para 32% do eleitorado, enquanto 29% avaliam como regular e 37% como negativo.
Já em Minas Gerais a avaliação positiva é de 34%. 30% avaliam como regular e 35% como negativo.
No Paraná, 30% avaliam o governo como positivo, 27% como regular e 41% como negativo.
Em Goiás, 32% dos entrevistados avaliam o governo positivamente, 27% avaliam como regular e 40% negativamente.