Na última segunda-feira (30), foi divulgada a pesquisa Quaest, com as intenções de voto para a prefeitura do Recife que mostra o prefeito João Campos (PSB) à frente na disputa, com 75% das intenções de voto. Ele é seguido por Gilson Machado, com 11%.
Em seguida, vêm Dani Portela (PSOL) e Daniel Coelho (PSD), ambos com 3%, e Tecio Teles (Novo) com 1%. Ludmila Outtes (UP), Victor Assis (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram. Indecisos são 2% e Branco/Nulo/Não vai votar são 5%.
Essa é segunda rodada da pesquisa Quaest no Recife, após o início da propaganda eleitoral. No levantamento anterior, divulgado no dia 11 de setembro, João Campos teve 77%, Gilson Machado com 8% e Daniel Coelho com 4%.
João Campos também lidera com folga na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem o nome de preferência sem ter contato com a lista oficial de candidatos. O atual prefeito tem 62% das intenções de voto. Gilson Machado foi citado por 8% dos eleitores, Dani Portela 2%, Daniel Coelho, 1% e Técio Teles, 1%. Brancos, nulos ou eleitores que não vão votar somam 5%. Indecisos são 21%.
A pesquisa Quaest questionou aos eleitores quais são os candidatos que eles mais rejeitam. Daniel Coelho lidera o índice de rejeição, com 49% dos eleitores dizendo que não votariam nele. Dani Portela, 36%, Gilson Machado, 35%, e Tecio Teles, 27%, aparecem logo em seguida. O atual prefeito é rejeitado por 14% dos entrevistados.
Quando perguntados sobre uma possível mudança nas intenções de voto, 82% dos eleitores afirmam que a escolha é definitiva enquanto 18% dizem que ainda podem mudar o voto. Entre os eleitores que escolheram João Campos, 84% estão decididos e 16% podem trocar de opção. Já entre os entrevistados que optaram por Gilson Machado, 82% dizem ser uma escolha definitiva, enquanto outros 18% ainda podem mudar o voto.
A pesquisa Quaest ouviu 900 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-04873/2024.