A primeira pesquisa Quaest sobre o 2º turno para a Prefeitura da capital, feita dias após o apagão provocado pelas chuvas na semana passada, aponta que Ricardo Nunes (MDB) registra 45% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 33%.
Segundo a pesquisa, 19% indicaram votar branco ou nulo e 3% estavam indecisos. A votação para o segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, a diferença entre Nunes e Boulos é menor. O prefeito tem 38% e o psolista, 28%. Os indecisos representam 26%, enquanto 8% disseram que devem votar em branco ou nulo.
De acordo com a pesquisa, 74% dos eleitores que votaram no empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno agora declaram voto em Nunes, ante 13% que optam por Boulos.
Já entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB) no primeiro turno, 54% afirmam que votarão em Boulos, enquanto 23% escolhem Nunes.
De acordo com o levantamento da Quest, 80% dos eleitores paulistanos dizem que sua escolha de voto é definitiva, enquanto 20% afirmam que ainda podem mudar de lado.
Segundo a Quaest, 53% dos entrevistados afirmam ter uma imagem positiva de Ricardo Nunes, ante 35% que têm uma imagem negativa.
São 7% os que não conhecem o atual prefeito, e 5% não souberam ou não quiseram responder.
No caso de Guilherme Boulos, 40% dizem que têm uma imagem positiva do candidato do PSOL, e 42%, negativa. Outros 12% dizem que não conhecem Boulos, e 6% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento ocorre após o apagão vivido pela cidade de São Paulo e que monopolizou a atenção das campanhas de Nunes e Boulos. Mais de 5 milhões de pessoas da capital paulista tiveram queda de energia elétrica depois do temporal da sexta (11).
Na última segunda-feira (14), ocorreu o primeiro debate entre os dois candidatos que estão no segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo. A falta de energia após o temporal foi um dos principais temas entre eles.
O levantamento ouviu 1.204 pessoas presencialmente, entre os dias 13 e 15 de outubro, e foi encomendado pela TV Globo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral tem número SP-05735/2024.