“Isso não é conduta de Polícia”, disse o senador Major Olímpio
O governo do Ceará informou, no sábado (22), o afastamento de 168 policiais militares que participam do motim no Estado. Até este momento nenhum quartel ocupado foi liberado pelos militares que fazem parte das tropas enviadas pelo governo federal para a região. Mesmo com a interlocução de senadores, os amotinados seguem recusando a proposta, aceita inicialmente, de reajuste de 43% escalonado até 2022.
Os soldados do Exército e da Força Nacional estão patrulhando as ruas da capital e da região metropolitana mas, pelo menos, sete quartéis continuavam bloqueados e ocupados até a manhã deste sábado (22). Na noite de sexta-feira (21), um carro da polícia foi alvo de tiros.
Major Olímpio: “Não posso concordar com movimento como eu vi.
Assista ao vídeo
O senador Major Olímpio (PSL-SP) disse neste sábado, em vídeo, que “os policias não terão anistia e serão expulsos”. Isso não é polícia”, afirmou o senador. “Não posso concordar com movimento como eu vi, policiais encapuzados feito bandidos black blocs, viaturas arranhadas e depredadas, viaturas de corporações policiais e bombeiros sendo arrebatadas na rua por pseudo policiais mascarados armados”, lamentou. “Isso não é conduta de Polícia”, destacou o parlamentar.
Em Fortaleza, o 18º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Antônio Bezerra, está rodeado de carros da polícia com pneus esvaziados e há policiais amotinados. No 16° Batalhão, no Bairro Messejana, a unidade segue fechada e cerca de 23 veículos estavam paradas no pátio. O 17º Batalhão, no Bairro Conjunto Ceará, segue com carros da polícia fazendo o bloqueio de duas entradas.
Na Grande Fortaleza, o 12º Batalhão, na cidade de Caucaia, tem cerca de 30 carros da corporação parados e movimentação de policiais paralisados nas ruas. No 14° Batalhão, localizado em Maracanaú, veículos permaneciam ao redor da unidade com pneus furados ou secos.
Na cidade de Sobral, na região norte do Estado, a base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Batalhão de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio) segue com homens encapuzados amotinados. No município de Iguatu, 18 carros da polícia estão parados bloqueando a entrada do 10º batalhão da PM. Em Juazeiro do Norte, na região do Cariri do Ceará, PMs do 2º Batalhão se concentram no estacionamento do Vapt-Vupt da cidade.
Os atiradores que deram cinco tiros no senador Cid Gomes (PDT), acertando dois no peito, e seus comparsas que tentaram emplacar a cínica tese de “legitima defesa”, espalharam rumores na sexta-feira (21) de que as balas que atingiram o senador eram de borracha.
Perícia realizada neste sábado reafirmou que as balas eram calibre ponto 40 e que os tiros tinha a intenção de matar. Uma das balas está alojada na base do pulmão esquerdo. O senador segue internado. Políticos de todo o país estão se solidarizando com o senador atingido covardemente quando tentava liberar um quartel ocupado na cidade de Sobral.