“Cada um ponto percentual de juros impacta sessenta bi do orçamento brasileiro. Aí está o nosso problema central”, disse a deputada, ao criticar as notícias de que o governo pretende fazer cortes de direitos sociais
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) criticou em suas redes sociais as notícias de que o governo estaria pretendendo cortar programas sociais e direitos dos trabalhadores. “Estamos vendo circular através da imprensa as notícias de que o governo vai cortar gastos. E gasto do pessoal de baixa renda, impactando inclusive benefícios que já foram tradicionalmente conquistados, não só pelos primeiros governos do Lula mas pela própria sociedade”, denunciou.
Assista aqui a declaração da deputada Jandira Feghali
A deputada admitiu que a pressão neste sentido está grande. “Tenho visto economistas ultraliberais, de gestões anteriores, dizendo que a Constituição é culpada dos problemas econômicos do país. De que o rentismo precisa ganhar mais, de que, na verdade, é o direito dos trabalhadores e trabalhadoras que tem a culpa, são esses direitos que são os culpados pelas dificuldades econômicas do Brasil”, afirmou a deputada.
Ela argumentou que os dados econômicos estão evoluindo para melhor. E disse também que “a Constituição não tem responsabilidade sobre nenhuma dificuldade econômica, na medida em que garantir direitos é um dever do poder público, do Estado brasileiro”. Jandira denunciou os verdadeiros responsáveis pelo rombo e pala a “gastança”. “É preciso tocar num ponto central, o que gasta trilhão do orçamento público é o pagamento dos juros da dívida pública”, apontou a parlamentar fluminense.
Jandira apontou certeiramente que o gasto público central está nos juros. “E esse só pode diminuir se a gente conseguir baixar os juros do Brasil”, defendeu. “Cada um ponto percentual de juros impacta sessenta bi do orçamento brasileiro. Aí está o nosso problema central”, disse a deputada. “É aqui que nós temos que mexer, reduzir os juros para reduzir esse sequestro de recursos orçamentários que sai dos tributos do povo brasileiro”
A deputada Jandira Feghali colocou o dedo na ferida ao apontar os verdadeiros responsáveis pela sangria dos cofres públicos. Ela defendeu que o governo garanta as políticas públicas universais. Cobrou que o governo federal que ele defenda e garanta o direito dos trabalhadores e da população que mais precisa. “Tenho certeza que o presidente Lula também pensa assim”, disse a parlamentar comunista.