Queremos excluir mais produtos, declara Alckmin: “o trabalho não terminou”

Geraldo Alckmin, Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio (Foto: Júlio César Silva - MDIC)

O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, explicou que 22% das exportações do Brasil para os Estados Unidos continuam sendo taxados, mas que o governo brasileiro vai trabalhar para que a retirada das tarifas seja total.

Ele declarou que “o trabalho não terminou”. “Ele avança e agora diria que com menos barreiras”.

Alckmin lembrou que estão sendo taxados “produtos ainda de alimento, tipo pescado, tipo mel, uva, e você tem produto industrial, máquinas, motores, calçados”.

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio assinalou que o governo brasileiro quer excluir mais produtos das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos e disse que não há “tema proibido” nas negociações.

“Estávamos com 36% [das exportações para os EUA] no início de produtos com tarifa 10% mais 40%, reduzimos para 22%. Hoje nós temos no tarifaço 22% da exportação brasileira”, disse.

“É a maior redução de tarifas, foi o maior avanço nas negociações Brasil-Estados Unidos”, disse Alckmin a jornalistas, em entrevista no Palácio do Planalto.

Os 10% foram aplicados pelos EUA contra os produtos de todo o mundo, enquanto os 40% foram específicos para o Brasil. O governo de Trump anunciou a retirada das sobretaxas para 238 produtos, como carne, café, frutas, entre outros.

O ministro da Indústria, indicado por Lula para chefiar as negociações com os EUA, afirmou que as conversas vão continuar para que as sobretaxas sejam retiradas de todos os produtos brasileiros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *