“O bancos ganham dinheiro especulando na bolsa de valores, especulando todo santo dia”, afirmou o presidente, em entrevista em Minas Gerais
O presidente Lula voltou a criticar, em entrevista nesta quinta-feira, em Minas Gerais, os defensores do ajuste fiscal para beneficiar os endinheirados e especuladores que parasitam a sociedade.
“Como é que eu posso discutir fazer ajuste fiscal em cima do mínimo do mínimo? Eu queria fazer ajuste fiscal era na rentabilidade dos banqueiros deste país, que ganham dinheiro especulando na bolsa de valores, especulando todo santo dia”, afirmou Lula.
“A taxa de juros de 10,5% é irreal para uma inflação de 4%. É isso. Agora, eu não sou do Conselho Monetário Nacional, eu não sou diretor do Banco Central. Isso vai poder melhorar quando eu puder indicar o presidente, que vai para o Senado, e a gente vai construir uma nova filosofia”, declarou Lula em entrevista à rádio “O Tempo”, de Belo Horizonte.
Assista a entrevista
Presidente Lula concede entrevista à rádio FM O Tempo https://t.co/rpzR1DGNBg
— Lula (@LulaOficial) June 28, 2024
“Eu não tenho preocupação com essa coisa de ficar brigando com a taxa de juros. Eu sei que é um instrumento para evitar o excesso de consumo e controlar a inflação. Mas a inflação está controlada, está em 4%, está dentro da meta. O Brasil tem um colchão de reservas de R$ 355 bilhões que fomos nós que fizemos, eu e Dilma”, acrescentou.
“O presidente da República não pode ficar brigando com o presidente do Banco Central porque ele foi escolhido pelo governo anterior. Mas é importante lembrar que ele foi escolhido pelo governo anterior, que ele pensa ideologicamente igual o governo anterior, e que eu acho que ele não está fazendo o que deveria ter feito corretamente. Mas de qualquer forma, ele tem mandato”, completou Lula.