Guerrero contou que funcionários da embaixada dos EUA no México se negaram a ler a carta com convite da Netflix
As autoridades dos EUA negaram visto de entrada ao ator mexicano Jorge Antonio Guerrero, que interpreta o personagem Fermín no elogiado longa-metragem ‘Roma’, e que pretende comparecer à cerimônia do Oscar no dia 24 de fevereiro, como denunciou em entrevista à revista mexicana Quién.
‘Roma’, um filme autobiográfico de Alfonso Cuarón sobre o México nos anos 1970, se tornou o primeiro longa-metragem em espanhol a conseguir a indicação para a categoria de melhor filme no Oscar e é considerado um dos favoritos.
Está indicado a dez categorias: melhor filme, melhor direção, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor roteiro original, melhor edição de som e melhor mixagem de som.
O visto foi negado pelas autoridades de migração americanas a Guerrero, apesar de ele ter um convite da Netflix, produtora de ‘Roma’. Os funcionários da embaixada se negaram a ler a carta e, após a reunião pessoal protocolar, teve a permissão recusada, sob a alegação de que o que ele queria era ir aos EUA em busca de trabalho.
É mais um escândalo decorrente da xenofobia e do clima tóxico promovidos pelo governo Trump contra os imigrantes, especialmente os mexicanos. Além da participação em ‘Roma’, Guerrero também é muito popular em seu país pela atuação na série de TV sobre o cantor Luis Miguel.
“O que acontece é que te fazem um questionário sobre sua formação, quantas vezes você já saiu do país e, com base nisso, fazem um perfil”, disse o ator. “Mas nem sempre pedem o material que você leva. Na última ocasião, era importante para mim que a cônsul lesse a carta. Durante todo o tempo eu disse que era convidado do filme que Alfonso Cuarón tinha feito no México.”
Não é a primeira vez que o ator sofre discriminação. No início do ano passado, já não conseguira obter o visto de turista – o filme ‘Roma’ ainda não estava em exibição. Assim que este entrou em cartaz, Guerrero solicitou a aprovação do visto mais duas vezes e foi novamente barrado, o que o fez perder a premiação do Globo de Ouro. Ele disse “não saber” ainda se poderá comparecer à festa do Oscar. “Logo descobriremos”, assinalou.