Candidato bolsonarista é desmentido pela checagem do Fato ou Fake do portal g1 em debate para a Prefeitura do Rio de Janeiro
A Rede Globo realizou, nesta quinta-feira (3), o último debate do primeiro turno em 57 cidades do Brasil para as eleições municipais. No debate da cidade do Rio de Janeiro, a emissora, enquanto transcorria os embates entre os candidatos, checava o que cada um falava no é Fato ou Fake.
O candidato bolsonarista, Alexandre Ramagem (PL), que concorre à Prefeitura do Rio de Janeiro, se contradisse quando falou que não ia acabar com o sistema BRT.
Na pré-campanha, em agosto, o então pré-candidato do PL à Prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem, disse, entre outras questões levantadas, que, se eleito, vai tirar o sistema BRT.
A entrevista que Ramagem fez as declarações foi Podcast Desenrola Rio, transmitida ao vivo diretamente do estúdio do g1. Ele foi o 2º entrevistado na série do g1 com os candidatos a prefeito do Rio.
Na ocasião, indagado se o BRT seria totalmente desativado, o candidato afirmou: “Aos poucos, com toda certeza. O metrô transporta quase 200 milhões, o BRT transporta 70 milhões de pessoas”, disse Ramagem.
Segundo ele, a substituição aconteceria de forma gradual. “Você não pode tirar o BRT de uma vez só. Você tem que ir trabalhando com ele para fazer a transferência do modal”, explicou.
“Nós temos que tratar os nossos trens com uma grande parceria, e os modais subsidiados ganham nas estações. E o que nós queremos? Um estudo sério de proposta gradual. Por exemplo, o metrô, tem que fazer o circular: a Gávea tem que tem que se ligar lá no Uruguai. A Linha 2 tem que chegar até as barcas”, defendeu.
”Eu nunca falei que acabaria com o BRT, o que eu coloquei é que podemos substituir o BRT gradualmente, o que se viu na Avenida Brasil colocando duas faixas é falta de planejamento. Temos que ir substituindo aos poucos. Nunca acabar. Substituir por veículos leves sobre trilhos. Isso pegaria apenas uma faixa ou meia faixa. Acabaria com aquele trânsito todo na Avenida Brasil”, disse Ramagem no debate.
Mas o Fato ou Fake do g1 rebateu:
“A declaração é #FAKE: Veja por quê: Em entrevista ao g1, no dia 6 de agosto de 2024, Ramagem afirmou que iria tirar o BRT e que o sistema de transporte seria substituído gradativamente por outro. Indagado se o BRT será totalmente desativado, o candidato afirmou: “Aos poucos, com toda certeza. O metrô transporta quase 200 milhões, o BRT transporta 70 milhões de pessoas” “.
CANDIDATOS E PESQUISA DATAFOLHA
Os candidatos à Prefeitura do Rio que participaram do debate são Alexandre Ramagem (PL), Eduardo Paes (PSD), Marcelo Queiroz (PP), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Tarcísio Motta (PSol).
Segundo o Datafolha, divulgado nesta quinta-feira, em votos válidos – excluídos brancos e nulos e eleitores que se declararam indecisos – Paes tem 63%, Ramagem, 25%, e Motta, 5%. Margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. Caso prevaleça esses dados, Eduardo Paes pode levar a disputa em primeiro turno.
Na pesquisa estimulada, Eduardo Paes (PSD) aparece na liderança, com 54% das intenções de voto, seguido de Alexandre Ramagem (PL), com 22%. Tarcísio Motta (PSol) tem 4%.
Veja os números: Eduardo Paes (PSD): 54% (eram 59%); Alexandre Ramagem (PL): 22% (eram 17%); Tarcísio Motta (PSol): 4% (eram 7%); Marcelo Queiroz (PP): 2% (eram 2%); Rodrigo Amorim (União Brasil): 1% (era 1%); Cyro Garcia (PSTU): 1% (era 1%); Juliete Panjota (UP): 1% (era 1%); Carol Sponza (Novo): 0% (era 1%); Henrique Simonard (PCO): 0% (era 0%); Em branco/nulo/nenhum: 10% (eram 8%); e Não sabem: 4% (eram 4%).