Randolfe aponta crime de “alta traição à pátria” Bolsonaro apelar a Biden contra Lula

Bolsonaro e Biden nos EUA. Foto: Reprodução
Senador da Rede deu entrada em uma notícia-crime pedindo investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que Jair Bolsonaro deve ser “afastado do cargo e responder por traição à pátria” por ter pedido ajuda ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nas eleições presidenciais.

“Em qualquer lugar do mundo, pedir a intervenção de uma nação estrangeira em assuntos internos é crime de alta traição à pátria”, escreveu Randolfe no Twitter.

“Darei entrada em notícia-crime sobre isso, pedindo investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF), e ao mesmo tempo cabe mais um pedido de impeachment”, informou Randolfe.

Segundo a agência Bloomberg, dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro se reuniu com Joe Biden antes da Cúpula das Américas, que aconteceu em Los Angeles, e pediu seu apoio na disputa eleitoral contra Lula.

Segundo fontes que estiveram na reunião, Jair Bolsonaro falou que o ex-presidente Lula era “um perigo para os interesses dos Estados Unidos”. O presidente dos EUA teria mudado de assunto em seguida, disseram.

A súplica de Bolsonaro a Biden foi confirmada por duas fontes da diplomacia brasileira para o jornalista Jamil Chade.

Não ficou claro qual ajuda ele queria e com quais interesses dos EUA Bolsonaro está preocupado.

Bolsonaro já chegou a falar que Joe Biden foi eleito em uma eleição fraudada, mas agora busca a ajuda do presidente. Ele também convidou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, para visitar o Brasil. Uma reunião entre os dois poderá acontecer dois meses antes das eleições, contou Bolsonaro.

Para Randolfe Rodrigues, Bolsonaro “não é digno de ocupar o cargo que ocupa, nem de falar em nenhum lugar em nome do Brasil”.

Jair Bolsonaro está buscando ajuda no exterior porque no Brasil está isolado e não consegue enxergar possibilidades de vencer as eleições. A pesquisa BTG/FSB mostrou que Lula, que tem 46% das intenções de voto, está com 14 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no primeiro turno.

A presidente da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) e do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que Bolsonaro “despreza a soberania popular. O que está negociando o vadio Bolsonaro em troca desse apoio?”.

“É a síndrome de vira-lata elevada à enésima potência, uma vergonha ter um presidente que suplica aos americanos por um golpe”, continuou.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) avalia esse pedido como sinal de desespero. “É algo nunca visto, esse instinto golpista”.

Os governos brasileiros e dos EUA não quiseram comentar o assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *