O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, criticou na segunda-feira (24), em rede social, o discurso de Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). “Vergonhoso! Não tem outra palavra para expressar o discurso do Sr. Jair Bolsonaro na ONU”, disse Randolfe.
Rompendo a tradição diplomática brasileira, Bolsonaro foi agressivo e desrespeitoso com a entidade, com chefes de Estado, com a mídia e com líderes indígenas. Adulterou dados e tentou convencer o mundo que sua desastrosa política ambiental não está causando danos à Amazônia. Para Randolfe, o que ele fez foi “atacar a Amazônia e o povos indígenas”.
“Defende ditadura, ataca a Amazônia e os povos indígenas. Fala grosso com os povos da floresta e fino com desmatadores”, denunciou o senador pelo Amapá. Ele considerou várias frases de Bolsonaro como “asneiras ideológicas”.
“O Brasil nunca passou tanta vergonha na ONU! Bolsonaro foi até lá culpar nossos indígenas pela sua gestão ridícula da crise na Amazônia, atacou nações que nos ofereceram ajuda, defendeu a ditadura militar e esbravejou asneiras ideológicas diante do mundo! Vexame!”, observou o senador.