“A impunidade no episódio de Mariana e o imobilismo do poder público abriram caminho para que Brumadinho fosse vitimada por mais um desastre ambiental absolutamente evitável”, afirmou neste domingo o senador Randolfe Rodrigues (Rede- AP). O senador Randolfe e a presidente da Rede, ex-ministra Marina Silva se deslocaram para Brumadinho para prestar solidariedade aos moradores da região e exigir providências das autoridades. Ele a e ex-ministra Marina Silva, presidente da Rede, afirmaram que ouviram a sirene da Vale na manhã deste sábado em Brumadinho.
Os dois denunciaram as restrições e ameaças que vêm sendo feitas aos funcionários dos órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização das empresas. “Não aprenderam nada”, critica Marina Silva após desastre em Brumadinho (MG). Isso não é desastre, é crime”, disse ela. “É inaceitável que as autoridades e as empresas de mineração no Brasil não aprenderam as lições do desastre ambiental ocorrido há três anos na cidade mineira de Mariana, lamentou a ex-ministra do Meio Ambiente, diante do novo crime ambiental.
“Depois de três anos do grave crime ambiental em Mariana, com a pesquisa ainda não concluída e os responsáveis punidos, a história se repete com a tragédia em Brumadinho. É inaceitável que as autoridades públicas e as empresas de mineração não aprenderam nada”, declarou ela no Twitter.