Randolfe reúne assinaturas contra decreto de Bolsonaro que dispensa visto de turistas dos EUA

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Foto: Divulgação - Rede Sustentabilidade

O senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), líder da oposição na Casa, conseguiu as assinaturas de líderes de nove partidos para o projeto de decreto legislativo 68/2019, que susta a determinação do governo federal (Decreto 9.731, de 2019) que dispensa visto para os cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão.

As assinaturas dos líderes correspondem às de 41 senadores, o que possibilita a discussão da matéria em regime de urgência.

O decreto de Bolsonaro, publicado em 16 de março, dispensa de forma “unilateral”, ou seja, sem contrapartida, os vistos para a entrada no Brasil de pessoas dos quatro países. De acordo com o parlamentar, a medida ofende o princípio internacional da reciprocidade. “Não é aceitável o rompimento do princípio da reciprocidade”, disse.

“No caso específico da concessão de vistos, espera-se que seja dispensado aos estrangeiros o mesmo tratamento dispensado aos brasileiros, garantindo, dessa forma, dignidade aos cidadãos brasileiros”, argumentou Randolfe.

A Câmara dos Deputados também analisa cinco propostas que pretendem suspender os efeitos do decreto presidencial. A principal crítica dos parlamentares é que o decreto foi concedido unilateralmente, sem exigir reciprocidade dos quatro países beneficiados.

Matéria relacionada:

https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.org.br/bolsonaro-dispensa-visto-para-turistas-dos-eua-mas-exigencia-para-brasileiros-irem-la-continua/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.org.br/bolsonaro-exibe-sua-covardia-e-roga-a-trump-que-aceite-o-brasil-como-colonia/

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *