O governo cubano, representado pelo General do Exército cubano, Raúl Castro, recebeu em Havana, o Ministro das Situações de Emergência do governo russo, Alexander Viacheslavovich Kurenkov. Com o objetivo de estender as relações e cooperação entre os dois países em meio a uma série de desastres naturais que atingiu Cuba.
Cuba atualmente está sofrendo com uma crise econômica e energética por causa da as sanções americana e, além disso, recentemente o país foi atingido por dois furacões, Oscar e Rafael e no leste de Cuba ocorreram vários terremotos deixando a nação em estado de calamidade e necessitando o auxílio, e seu aliado de longa data, a Rússia, está se mobilizando para remeter suprimentos e técnicos.
Raúl Castro agradeceu a ajuda que o governo da Rússia está oferecendo à Cuba, e que é crucial nesses tempos de dificuldade. A ajuda do governo russo vai cobrir pessoal especializado e material para bombeiros e socorristas cubanos. Rússia também se compromete a apoiar a reconstrução de infraestrutura destruída por desastres naturais. Raul também destacou a relação história e a solidariedade entre os dois países e fez uma saudação ao Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin.
Também estavam na reunião o general de brigada Lázaro Alberto Álvarez Casas, e membros do Ministério do Interior cubano. Do lado russo, também compareceu o embaixador Victor Koronelli e outros membros da delegação russa.