
O Brasil foi o grande vencedor do SLS Super Crown World Championship (a final da Liga Mundial de Street Skate) com o título de Rayssa Leal no feminino e Giovanni Vianna no masculino neste domingo (3) no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
A maranhense de 15 anos garantiu o bicampeonato da competição com o total de 31,9 pontos na decisão, na qual superou a japonesa Momiji Nishiya (2ª colocada com 30,6 pontos) e a norte-americana Paige Heyn (3ª colocada com 28,8 pontos).
Com direito a um 9 na volta, o primeiro da história da competição, a brasileira levantou as oito mil pessoas presentes para conquistar um dos títulos mais importantes da temporada.
“No topo do mundo. Toda honra e glória seja a Deus. Obrigada time por todo apoio e amor. Eu amo vocês”, publicou a brasileira em seu perfil em uma rede social após a conquista do título.
Na disputa masculina, o lugar mais alto do pódio também foi ocupado por um brasileiro, Giovanni Vianna, que somou o total de 36,4 pontos. O francês Vincent Milou garantiu a prata com 36,3 pontos e o português Gustavo Ribeiro ficou em terceiro com 27,1 pontos.
O brasileiro de Santo André conseguiu 9.1 na segunda volta e completou o somatório com 8.8, 9.1 e um insano 9.4 que levantou o público no Ginásio Ibirapuera. Vianna conseguiu passar por cima dos grandes favoritos, o francês Vincent Milou e o português Gustavo Ribeiro.
O campeão dedicou o título ao seu avô, que faleceu no ano passado e também foi homenageado no party vídeo que o skatista lançou em 2023.
O skate street tem três circuitos em que os principais atletas do mundo participam: o X Games, o mais antigo e tradicional, o Circuito Mundial, que vale pontos para o ranking de classificação para Paris, e a Street League, considerada a mais importante da temporada. A última etapa é exatamente essa do Ibirapuera.
No regulamento, cada atleta faz duas voltas de 45s por todo circuito e ainda outras cinco manobras únicas. As quatro melhores notas contam para a pontuação final, com limite de apenas a pontuação na volta completa.