O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), declarou que o governo Lula vai enviar um projeto de lei com urgência para o fim da escala 6×1 depois do carnaval e disse que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), já sinalizou que quer votar a matéria.
“Esse é um debate central, é uma prioridade do presidente Lula”, afirmou.
O parlamentar disse que o PL com urgência constitucional tem a vantagem de que deve “ser votado na Câmara em 45 dias. Então, você pauta a Câmara e o país”.
Lindbergh Farias defendeu a decisão do governo de enviar um novo projeto de lei, mesmo que outros parecidos já tramitam no Congresso.
“Se a gente ficasse esperando, porque na Câmara está na Comissão do Trabalho, é um processo muito longo, você passa por várias comissões. Esse é um debate que a sociedade exige que seja tratado como prioridade”, destacou.
“O debate do Imposto de Renda está superado, e a próxima bandeira do governo é o fim da escala 6×1, que, com a urgência constitucional, vira o centro da discussão política no país”, continuou.
O líder do PT ainda afirmou que a direção da Câmara quer votar o fim da escala 6×1.
“Estamos começando o ano com a pauta tranquila. Motta colocou para votar o Gás do Povo e agora sinalizou que quer votar a 6×1. Também conversou com o ministro Guilherme Boulos sobre a regulamentação do trabalho por aplicativo. Estamos confiantes de que estaremos mais afinados”, assinalou.
“Quando a escravidão foi abolida, as pessoas diziam que isso ia ser uma catástrofe. Quando criaram o salário mínimo, diziam que isso ia desempregar muita gente. Quando criaram o décimo terceiro também, sempre foi isso. Vários países do mundo já estão adaptados, não trabalham com escala 6×1. Aqui vários setores da economia também”, argumentou o deputado.
Em mensagem enviada ao Congresso Nacional por conta do início dos trabalhos legislativos, o presidente Lula apontou que o próximo desafio do Brasil “é o fim da escala 6×1 de trabalho, sem redução de salário. O tempo é um dos bens mais preciosos para o ser humano”.
“Não é justo que uma pessoa trabalhe duro toda a semana e tenha apenas um dia para descansar o corpo e a mente e curtir a família”, enfatizou.
O presidente falou na mensagem sobre a “urgente necessidade” de regulação do trabalho por aplicativos.
Lula também disse que as “profecias” de que a economia sob seu governo pioraria não se confirmaram e “aconteceu justamente o contrário”.
“O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu pelo terceiro ano consecutivo. O dólar teve, em 2025, a maior queda dos últimos nove anos. A Bolsa de Valores cresceu 34% em relação a 2024 e ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 160 mil pontos”.











