
Nesta segunda-feira (5), às 18 horas, o “Regimento Imortal” – que homenageia os heróis soviéticos da Grande Guerra Patriótica contra a invasão de Hitler – irá se reunir na Praça Carlos Gardel, diante da Assembleia Legislativa de São Paulo, e às 19 h ocorrerá no auditório Franco Montoro uma cerimônia pelos 80 anos da vitória contra o nazifascismo na II Guerra Mundial.
O movimento do Regimento Imortal, onde as pessoas marcham com retratos de seus familiares que lutaram e morreram na II Guerra Mundial, se alastrou pela Rússia desde 2012, por outras ex-repúblicas soviéticas e no mundo inteiro. Uma homenagem a todos que lutaram pela liberdade e contra o nazismo, garantindo que seus sacrifícios não sejam esquecidos e consolidando a memória da participação da União Soviética na guerra, com 75% da tropa hitlerista sendo destruída na frente oriental, ao custo de 27 milhões de vidas soviéticas e sacrifícios do porte de Stalingrado.
O movimento Regimento Imortal implicou, ainda, em uma renovada participação de massa na homenagem aos que enfrentaram e barraram a barbárie nazista, em paralelo à tradicional comemoração do desfile da vitória de 9 de maio na Praça Vermelha, em Moscou.
No movimento Regimento Imortal participam, além das comunidades russas, também familiares de veteranos de outras nações e pessoas comuns ou figuras públicas que almejam homenagear todos que contribuíram para a derrota do nazifascismo e se opõem à falsificação da história.
“O Regimento Imortal é mais do que uma marcha, é um compromisso com a história, uma demonstração de respeito àqueles que deram tudo pela liberdade. Cada retrato erguido nas mãos dos descendentes representa uma história de bravura, de luta e de vitória. Junte-se a nós no Regimento Imortal Brasil e garanta que o sacrifício de nossos heróis jamais será esquecido!”, assinala a convocatória.
“Traga o retrato do seu herói e marche conosco! Carregar essas imagens é um ato de respeito, memória e orgulho, assegurando que seus nomes jamais sejam esquecidos.”
A convocação registra que a “Grande Guerra Patriótica (1941-1945) foi um dos períodos mais difíceis da história, exigindo coragem, resistência e sacrifício de milhões de pessoas. Graças à determinação do povo soviético, o mundo foi libertado da ameaça do fascismo.”
“Hoje, 80 anos depois, não deixamos essa memória se apagar. O evento acontece anualmente online e em várias cidades do Brasil!”.
Assinam: Comitê Preparatório Nacional Brasileiro (CPN) – Clube Internacional de Amizade Brasil-Ulyanovsk – Clube Internacional de Amizade Brasil-Nizhny Novgorod – Embaixada da Federação da Rússia no Brasil – Consulado Geral da Rússia em São Paulo – Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro –
Consulado Honorário da Rússia em Minas Gerais – Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo – Grupo Troyka de Folclore Russo – Instituto Soyuz – Rossotrudnitchesvo (Casa Russa no Brasil).