![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2018/11/renan14dezSLIMA-868x644-1498682312-horz.jpg)
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) participou de um encontro “secreto” com Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro. Segundo matéria do Estadão, não desmentida, Renan, que integrou todos os governos desde a redemocratização, saiu “impressionado” do jantar com o futuro ministro e teria brincado que a partir de agora será liberal com relação a Chicago, em referência à escola de Guedes, e conservador em relação a Curitiba, terra de Sérgio Moro.
O senador emedebista já estaria vendo qualidades na nova administração e ressaltando o novo modelo de governabilidade que o presidente eleito deseja impor, “sem toma lá, dá cá”. Os dois discutiram a necessidade de desvinculação do orçamento da União. Guedes pretende retirar recursos destinados a programas sociais e à Previdência para desviá-los para o pagamento de juros aos bancos. Renan já tem discurso pronto para se aproximar de Bolsonaro, ressalta o jornal. Diz que os dois têm afinidade e ambos têm filhos chamados Renan.
Renan Calheiros vinha sendo sondado pelo PT para se candidatar à presidência do Senado Federal. O senador Cid Gomes (PDT), que integra o bloco de oposição, em formação no Senado, por outro lado, chegou a aventar o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como uma alternativa que poderia unir toda a oposição na disputa pelo comando do Senado Federal. A aproximação de Renan e Guedes deixa os petistas sem alternativa para a presidência da casa.