“Renato Rabelo, trajetória de compromisso com a vida pública e a luta política”, diz Jerônimo

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (Foto: Feijão Almeida - GOVBA - Via Agência Brasil)

Governador da Bahia homenageia Renato Rabelo, dirigente histórico do PCdoB, falecido neste domingo (15) aos 83 anos

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou o falecimento de Renato Rabelo, dirigente do PCdoB, e destacou que sua vida foi marcada pela “luta política” e “compromisso com a vida pública”.

“Lamento o falecimento de Renato Rabelo, dirigente histórico do Partido Comunista do Brasil. Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a vida pública e a luta política. Minha solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de caminhada”, publicou o governador em suas redes.

Renato Rabelo faleceu no domingo (15), aos 83 anos. Ele foi presidente do PCdoB até 2015, sendo um quadro fundamental para a estruturação do partido e para a participação dos comunistas nas campanhas eleitorais e nos governos Lula.

Renato, por suas lutas contra a ditadura, foi exilado em 1976 e retornou ao Brasil em 1979, após a anistia.

O corpo de Renato Rabelo está sendo velado nesta segunda-feira, desde às 9h, no Palácio do Trabalhador, rua Galvão  Bueno, 782, bairro da Liberdade, São Paulo, próximo à estação São Joaquim do Metrô.

GREENHALGH

O advogado e ex-deputado Luís Eduardo Greenhalgh escreveu que “não perde só o PCdoB um grande dirigente. Perde toda a esquerda. Perde todo o povo brasileiro”.

Greenhalgh foi advogado no caso da Chacina da Lapa, ataque da ditadura contra o PCdoB em 1976. Ele contou que conheceu Renato Rabelo em 1977, junto dos dirigentes do partido João Amazonas e Diógenes Arruda Câmara.

“Fiz a eles, naquela ocasião, um relato detalhado das circunstâncias da queda da Lapa. Desde então, nos aproximamos. Acompanhei sua volta ao Brasil e tivemos uma convivência próxima na primeira campanha do Lula”, completou.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *