Rossi lança candidatura à Presidência da Câmara com frente ampla pela democracia

O deputado Baleia Rossi discursa durante o lançamento de sua candidatura a presidente da Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 06/01 (foto: divulgação)

E assume compromisso com a democracia, a independência do parlamento e uma agenda emergencial para a crise econômica e social

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) anunciou, na tarde de hoje (6), no Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília, oficialmente sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados, pelo movimento de partidos denominado “Frente Câmara Livre”.

Presidente nacional do MDB, Rossi conta com o apoio de 11 partidos: MDB, PT, PSL, PSDB, DEM, PSB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

Em seu pronunciamento, Rossi condensou vários compromissos, destacando a defesa da democracia, a valorização da independência da Câmara, a pontuação positiva do que une forças políticas díspares, a mobilização do Parlamento na defesa de uma agenda emergencial para a crise econômica e social.

“A Câmara não pode ser submissa”

Rossi celebrou a união das legendas de diferentes espectros políticos. “A sociedade quer mais união, mais compaixão, mais respeito, quer mais igualdade. A sociedade espera uma luta por democracia e por liberdade”, disse. “Em vários pontos divergimos, mas a beleza da democracia está no respeito e na boa convivência”.

O deputado destacou o papel da Câmara dos Deputados na criação do auxílio emergencial, da Lei Aldir Blanc, do novo Fundeb e de outras propostas aprovadas em 2020. “Tudo isso porque temos uma Câmara independente, porque a nossa Câmara Federal é livre. Exatamente por isso a Casa não pode ser submissa, senão ela não fiscaliza e não participa da sociedade”.

O parlamentar se comprometeu a discutir a manutenção do auxilio emergencial aos mais vulneráveis. “A pandemia não acabou. Hoje temos milhões de brasileiros que vão deixar de receber auxílio emergencial e que vão voltar a ter grandes dificuldades de ter o alimento à mesa”, declarou. “Temos de buscar uma solução, ou aumentando o Bolsa Família ou trazendo novamente o auxílio emergencial”.

Ele também prestou solidariedade às famílias das quase 200 mil vítimas de Covid-19 e afirmou que os deputados precisam se unir em defesa de uma vacinação universal e gratuita para os brasileiros. “O respeito à ciência e a busca da vacina para todos é muito maior do que qualquer diferença”, afirmou.

Baleia estava acompanhado do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que coordenou o bloco democrático em torno da sua candidatura, e das demais lideranças das bancadas partidárias que o apoiam.

A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Baleia Rossi, 48 anos, é presidente nacional do MDB e líder do partido na Câmara dos Deputados. Está no seu segundo mandato como deputado federal e iniciou a carreira pública aos 20 anos, quando foi eleito vereador na cidade de Ribeirão Preto (SP). É filho do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Rossi, que também foi deputado federal.

(MAC)

(com informações da Câmara dos Deputados)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *