![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Ladrões-provocam-explosão-de-duto-da-Pemex.jpg)
Um oleoduto da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) explodiu na sexta-feira (18), no estado central de Hidalgo, no México, deixando 91 mortos segundo a atualização do governador de Hidalgo, Omar Fayad, na segunda-feira (21) após o falecimento de duas pessoas que estavam hospitalizadas. “Temos, infelizmente, 52 feridos queimados e a grande maioria deles está muito grave, com expectativas muito ruins”, acrescentou Fayad em declarações à emissora de rádio Grupo Fórmula. No sábado havia 76 feridos.
O incêndio aconteceu na localidade de Tlahuelilpan, onde há várias horas ocorria um vazamento de combustível provocado por ações criminosas de roubo de combustível – o que atraiu dezenas de pessoas com baldes e galões para pegar o produto.
“Nos comunicaram este trágico acidente, onde há muitas pessoas queimadas, que estavam no local tentando coletar combustível que escapou por um vazamento”, explicou o governador Omar Fayad, em entrevista aos canais de televisão “Milenio” e “Foro TV”.
O acidente ocorre no momento em que o governo do presidente López Obrador executa uma estratégia nacional contra o roubo ou desvio de combustível, delito que tem gerado perdas anuais de 3 bilhões de dólares ao país, segundo dados oficiais. Vários estados mexicanos seguem com problemas de escassez de combustível, duas semanas após o início dessa política do governo, devido à persistente sabotagem de dutos da Pemex, que impede um restabelecimento total do fornecimento e que levou o governo a reforçar a segurança na região.
“Quero manifestar que isso dói muito, que essas práticas tenham se arraigado nos últimos tempos em nosso país. As imagens de pessoas com baldes, tambores, recipientes para tirar gasolina ou diesel é um negócio que desgraçadamente se estendeu em todas as regiões…”, lamentou Obrador. “Por isso, embora doa muito, temos que seguir com o plano de acabar com o roubo de combustível. Não vamos nos deter no fato de que prejudica materialmente, no que perde a nação por este comércio negro de combustível, mas pela perda de vidas humanas. A população chegou a estas práticas porque não lhe deram opções, não lhe deram emprego, não lhe deram condições de uma vida digna. Nunca se pensou em um programa que atendesse às pessoas que participavam neste tipo de atividades”, afirmou, e assinalou que o governo está debruçado em propostas que coloquem o centro da economia do país na produção e na criação de empregos para todos.
López Obrador garantiu que fortalecerá a estratégia contra essa prática até sua erradicação. De acordo com as denúncias do presidente, este local já tinha sido sabotado cinco vezes desde que se iniciou a distribuição de gasolina através de tubos.
Transcendeu que em Tlahuelilpan os criminosos carregaram combustível e deixaram aberto o cano. Os moradores, quando perceberam que a gasolina se derramava, chegaram para encher seus recipientes.
Muitos dos feridos sofreram queimaduras graves e existe o temor que haja mais corpos carbonizados nas cercanias do duto, onde centenas de pessoas se amontoaram para pegar o combustível que jorrava do vazamento ocorrido no local.
O prefeito do município, Juan Pedro Cruz, disse aos jornalistas locais que o vazamento teve início às 17h (horário local, 23h de Brasília), quando chegaram militares do Exército, que isolaram a área, mas não conseguiram controlar as cerca de 200 pessoas que invadiram o local e pegaram o combustível.
No estado mexicano de Queretaro, explodiu outro duto da Pemex no município de San Juan del Río, na tarde de sexta (18), mas não havia informações de mortos ou feridos.