O governador da Bahia, Rui Costa (PT), considerou inaceitável a agressão realizada por um policial militar a um adolescente negro em Salvador. Por meio do Twitter, Rui Costa defendeu a punição do policial e afirmou que o caso será investigado pela Corregedoria.
“Como governador do Estado da Bahia, não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, publicou o governador baiano em sua rede social.
A violência desmedida cometida foi gravada no último domingo (2) de dentro de um imóvel, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sem que os policiais envolvidos na abordagem percebessem. Nas imagens, um policial esmurra o adolescente de 16 anos que estava sendo revistado ao lado de um homem.
O policial, que não teve a identidade divulgada, retira a boina do rapaz, que usa cabelo no estilo black power, e a joga no chão. Ao ouvir o rapaz dizer que é trabalhador, o PM retruca:
“Você pra mim é um ladrão. Você é vagabundo! Essa desgraça desse cabelo. Tire aí [o chapéu], vá! Essa desgraça aqui. Você é o quê? Você é trabalhador é, viado?”
Veja o vídeo:
Entrevistado pelo jornal “Correio 24 horas” na terça-feira, o rapaz disse que deseja “cortar o cabelo agora” por conta do trauma e da possibilidade de o PM reconhecê-lo e fazer algo pior após a repercussão do caso.
Durante os ataques, o PM é chamado por um colega, que não aparece nas imagens, para deixar o local.
O governador afirmou que acompanha a apuração do caso desde a divulgação feita pela imprensa. “Determinei apuração rigorosa e imediata da Corregedoria da Polícia Militar com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas, para que esses casos isolados não possam continuar comprometendo a imagem da instituição”, afirmou.