Rússia condena ataque militar dos EUA à Venezuela e defende a soberania do país

Sergey Lavrov, ministro de Relações Exteriores da Federação Russa. (Foto: Aleksey Maishev/RIA-Novosti)

“A Venezuela deve ter garantido o direito de determinar seu próprio destino. Reafirmamos nossa solidariedade ao povo venezuelano”, diz o comunicado o ministério russo de Relações Exteriores

Um ato de agressão armada dos Estados Unidos contra a Venezuela suscita profunda preocupação e condenação, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em comunicado.

“Hoje, os Estados Unidos realizaram um ato de agressão armada contra a Venezuela. Isso provocou profunda preocupação e condenação”, disse o ministério. “Os pretextos citados para justificar tais ações são insustentáveis. A hostilidade ideológica prevaleceu sobre considerações pragmáticas, bem como sobre a vontade de construir relações baseadas na confiança e na previsibilidade”, afirmou o comunicado.

O ministério enfatizou que, nas circunstâncias atuais, “é crucial, acima de tudo, evitar uma escalada ainda maior e concentrar esforços na busca de uma solução por meio do diálogo”. “Partimos do pressuposto de que todos os parceiros que possam ter reivindicações uns contra os outros devem buscar maneiras de resolver seus problemas por meio de soluções baseadas no diálogo. Estamos prontos para apoiá-los nesse sentido”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

A Venezuela deve ter garantido o direito de determinar seu próprio destino sem qualquer interferência externa destrutiva, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. “A América Latina deve permanecer uma zona de paz, como se autoproclamou em 2014. A Venezuela, por sua vez, deve ter garantido o direito de determinar seu próprio destino de forma independente, livre de qualquer interferência destrutiva — muito menos militar — vinda de fora”, enfatizou o Ministério das Relações Exteriores.

“Reafirmamos nossa solidariedade ao povo venezuelano e nosso apoio à linha de frente de sua liderança bolivariana, que visa proteger os interesses nacionais e a soberania do país”, acrescentou a chancelaria russa.

A Rússia mantém contato constante com as autoridades venezuelanas, informou o ministério. “A Embaixada da Rússia em Caracas mantém contato constante com as autoridades venezuelanas”. E acrescentou: “nossa a representação diplomática em Caracas está funcionando normalmente, levando em consideração a situação atual”. “A Embaixada da Rússia em Caracas está funcionando normalmente, levando em consideração a situação atual”, acrescentou o ministério.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *